Vote Consciente! Por uma educação de qualidade

0
993

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu para a Educação.

As eleições municipais 2016 se aproximam e para muitos eleitores ainda impera a certeza de que não há como varrer a corrupção da política brasileira. Os noticiários recentes e um cenário político nacional em ebulição fazem com que muitos eleitores ainda não acreditem que é possível mudar essa história. Em Foz do Iguaçu a crise política é mais aguda e o cenário eleitoral bastante conturbado. A descrença do eleitor é ainda maior.

O acesso ao conhecimento (taxa de alfabetização e taxa de escolarização), uma vida longa e saudável (expectativa de vida ao nascer) e um padrão de vida decente (PIB per capita) são indicadores de desenvolvimento humano (IDH) e de qualidade de vida de uma cidade. Mas o que é desenvolvimento humano? É a ampliação da liberdade das pessoas, para que possam escolher ser e viver como desejam. Para isso precisam ter capacidades e oportunidades para fazerem suas escolhas.

Pesquisa elaborada a partir do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Fundação João Pinheiro – FJP, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, apontam Foz do Iguaçu em 29º lugar no ranking do IDH-M no Paraná, embora seja uma das principais cidades do Estado. Entretanto, está em 10º lugar em Longevidade, 25º em renda e, pasmem, 76º em Educação.

Para auxiliar o eleitor no exercício da sua cidadania, Vida de Estudante e Vida Interessante entrevistaram os candidatos a Prefeito de Foz do Iguaçu e aprofundou o debate sobre o tema mais importante para o desenvolvimento de um município: a educação. Todos os candidatos e suas assessorias receberam os mesmos espaços para a publicação de suas respostas, que são publicadas na íntegra, sem nenhuma edição.

Dessa forma, Vida de Estudante e Vida Interessante estão possibilitando aos candidatos apresentarem suas ideias e propostas para educação contidas em seus planos de governo, e proporcionando aos estudantes, professores, empresários e sociedade acesso à informações relevantes para a definição do seu voto.

Nos processos democráticos é possível mudar essa história, sim, com o poder do seu voto!  É por meio dele que você exerce sua cidadania, escolhendo, pelo voto direto e secreto, os seus governantes. Portanto, o voto consciente é o mais forte instrumento de mudança social e política. Leia atentamente as propostas, faça suas reflexões e vote por uma educação de qualidade.

Confira as propostas dos candidatos:

 

Deixe uma resposta