Você sabe o que é Networking?

0
818

Nos negócios, na rua, com os amigos, com a família, a todo tempo ouvimos falar da importância de ter uma rede de relacionamentos, da importância do networking mas, afinal, o que é isso?

networking-revistavidainteressanteO networking é um termo de origem inglesa que significa: “o ato de conhecer pessoas”. A ideia é criar uma rede de contatos profissionais e pessoais, permitindo o acesso a pessoas que lhe interessam ou poderão lhe interessar no futuro.

networking-revistavidainteressante1Em outras palavras, podemos dizer que o networking é a arte de construir e manter  relações, que impliquem em benefícios para as partes envolvidas.

Utilizar o networking é uma das estratégias que mais se destaca na conquista de negócios no mercado atual.

networking-revistavidainteressante2Benefícios do networking

1.Indicação de clientes potenciais e captações.
2. Maior chances de encontrar oportunidades de negócios.
3.Percepção sobre as futuras tendências do setor antes da concorrência.
4. Troca de experiências.
5. Possibilidade de conhecer outros corretores e profissionais de outros segmentos para efetuar parcerias.

Para que você possa criar uma rede de relacionamentos, é importante que você desenvolva um interesse genuíno pelas pessoas e esteja disponível para ajudar o outro, sem interesse imediato.networking-revistavidainteressante3

É importante também que o seu contato seja útil aos demais: transmita boas notícias, informe, estimule o crescimento de seus colegas: seja um contato relevante! Afinal, se uma pessoa não agrega, não há motivo para manter contato com ela.

Como começar seu networking? Olhe ao seu redor!

Existem diversos contatos em potencial ao seu lado: um parente com quem perdeu contato, vizinhos, aquele amigo da faculdade, amigos de amigos, colegas conhecidos em eventos,  antigos colegas de escola, entre outros.

Como conseguir mais contatos? Simples, apareça!
Procure-se aproximar das pessoas: participe de eventos da sua cidade, de seu bairro, como festas da cidade. Frequente cursos e eventos.

Outra fonte, ao alcance de todos, para encontrar novos contatos e fortalecer contatos antigos são as redes sociais: Facebook, Google +, Twitter, comunidades e fóruns sobre seu segmento. Aproveite estes meios para troca de informações.

networking-revistavidainteressante5Seja carismático! Uma dica de ouro é evitar falar muito nas conversas, lembre-se que é importante ser um bom ouvinte.

Uma ideia é listar seus contatos em categoria: clientes, amigos, colegas de faculdade, vizinhos, imobiliárias parceiras, pessoas de influência em sua região. Na sequência crie estratégias de relacionamento para cada um destes grupos: pense como você pode criar vínculos com estes contatos e como aborda-los para divulgar suas oportunidades de negócio.

Lembre-se: quanto mais próximo você estiver do seu contato, será mais fácil será negociar com eles.

Fonte: http://www.universidadegaia.com.br

 

Deixe uma resposta