Com a temporada de chuvas, são muito frequentes os problemas de infiltração, umidade e mofo nas paredes. Identificar a origem do problema é o primeiro passo para soluciona-lo.
Os cuidados para prevenir esse tipo de problemas devem começar no projeto, ambientes com pouca ventilação e insolação, têm uma propensão maior para apresentar umidade. Deve haver um posicionamento e dimensionamento corretos de cada abertura para que cada cômodo receba ventilação suficiente.
Umidade causada por falta de ventilação e insolação geralmente se caracteriza por manchas de bolor, por vezes na totalidade da parede, ou mesmo em todas as paredes do ambiente.
A solução neste caso, é higienizar bem as paredes com produtos específicos e sempre que for possível manter as portas e janelas abertas para que o ar circule. Há tintas anti-mofo disponíveis no mercado, mas mesmo aplicando esse tipo de produto, se não houver ventilação com o tempo os fungos se proliferam. O recomendado é que as paredes sejam higienizadas a cada seis meses.
Manchas na parte inferior das paredes, com umidade e bolhas na pintura, principalmente quando surge em paredes internas, estão diretamente relacionadas a impermeabilização das estruturas de fundação, em especial as vigas baldrame.
Quando a obra está concluída e surge esse problema, a solução é a retirada da pintura danificada, em casos extremos, retira-se também parte do reboco para aplicação de produto impermeabilizante diretamente na parede. O Produto deve ser aplicado de ambos os lados da parede, em várias demãos intercaladas, para posteriormente receberem nova pintura.
Quando a umidade surge na parte superior das paredes, o mais comum é que o problema esteja na cobertura ou nas calhas, que podem estar sujas ou mau dimensionadas. Nestes casos é necessário identificar primeiro qual a causa do problema, se for apenas uma telha quebrada, basta substituir, no caso das calhas, quando mau dimensionadas, é necessário trocar. Solucionada a causa da umidade, as manchas e bolor são removidos com a retirada da pintura e aplicação de uma nova camada.
Os problemas de umidade vão além da necessidade estética e de conservação do imóvel, eles podem ser causadores de doenças respiratórias e alergias. Por isso quanto mais cedo o problema for identificado e resolvido, menores serão as consequências.
Novamente vale ressaltar a importância de contar com a orientação de profissional engenheiro ou arquiteto para ajudar a identificar o problema e indicar a melhor solução.