Sebrae/PR planeja produtos e serviços com a ‘cara’ do cliente

0
820

Workshop de cocriação realizado em Curitiba nesta semana uniu consultores e empresários na construção de tema que será explorado em 2016

O Sebrae/PR realizou nesta semana um workshop diferente, valendo-se da cocriação como estratégia para conhecer mais as necessidades de seus clientes, no caso os pequenos negócios. Durante quatro horas, empresários convidados construíram juntos o tema que pautará um dos produtos disponibilizados pela entidade em 2016: o Seminários Desafios do Crescimento, do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas.

Trinta empresários, de diferentes segmentos, puseram mãos à massa e contribuíram com críticas e sugestões, mostrando o que de fato esperam de um serviço de apoio às suas atividades empresariais. Ilka Toyomoto, consultora do Sebrae/PR, explica que essa foi a primeira iniciativa sistemática da entidade nesse sentido.

Cliente2

“A cocriação é uma temática de inovação e é uma tendência mundial que busca aproximar clientes e empresas, fazendo com que os clientes se sintam parte ativa na construção de um processo ou produto”, afirma. Ilka Toyomoto diz que os empresários que participaram do workshop de cocriação foram selecionados de forma a atender o universo que busca suporte no Sebrae Mais. “Incluímos também alguns clientes de produtos setoriais do Sebrae/PR”, observa.

O Sebrae/PR, lembra a consultora, iniciou em 2014 um projeto que já trabalhava o envolvimento de clientes na construção de processos e serviços. Eles ajudaram a construir, de forma online, um curso e, de acordo com Ilka Toyomoto, o resultado foi positivo. “A partir daí conseguimos estruturar o processo de cocriação, que será algo constante no Sebrae/PR”, promete.

Cliente3

Quem foi envolvido sentiu-se valorizado. O empresário de Curitiba Jameson Moreira, da Velg Assessoria Empresarial, atua no mercado há aproximadamente cinco anos. “Pudemos expor ideias e compartilhá-las com os demais empresários que estão há bastante tempo no mercado, bem como com aqueles que estão reiniciando em determinada atividade. Essa cadeia colaborativa é importante, pois ajuda a construir produtos e serviços mais pontuais, mais úteis”, avalia Jameson.

O empresário Fábio Baldini, proprietário da Excel Solutions, também gostou da experiência de cocriar com o Sebrae/PR. Ele relata que, nos oito anos de atuação como empresário, ainda não havia sido convidado ou participado de eventos similares, mas acredita que diversos pontos de vista e opiniões ajudam a construir produtos mais eficazes, inovadores e ao mesmo tempo próximos à realidade de quem os consome. “Quando diferentes análises são levadas em conta é possível chegar-se a um resultado único e inovador”, acredita.

O proprietário da empresa de desenvolvimento de software, Xpper IT, Leonardo Mack, também aprovou a iniciativa e saiu do evento com gostinho de quero mais. “Quando não se escuta a opinião dos clientes, no caso de empresários de diferentes segmentos do mercado, corre-se o risco de focar em um único ponto. Com a forma adotada pelo Sebrae/PR é possível satisfazer um número maior de empresários. Escutar a opinião de todos é sempre muito válido”, destaca Leonardo.

A cocriação, para a consultora Ilka Toyomoto, vai permitir uma aproximação ainda maior do Sebrae/PR com seus clientes e potenciais clientes. “Nos dias atuais, oferecer produtos e serviços que de fato atendam necessidades reais também torna o processo mais eficiente. Temos uma nova geração de consumidores que gostam de conhecer a origem dos produtos, a história das empresas e de estar envolvidos no processo de criação. Não são apenas consumidores passivos, possuem desafios diários e precisam contar com soluções adequadas à sua realidade”, assinala Ilka Toyomoto.

As ideias construídas pelos empresários, por meio da cocriação lançada pelo Sebrae/PR, passarão agora por um olhar técnico antes de tornarem-se tema do produto. O Seminário Desafios do Crescimento, do Sebrae Mais, é realizado anualmente e tem como objetivo discutir temas relevantes para pequenas empresas mais estruturadas, que querem crescer e precisam de ajuda técnica. “Essa experiência foi a primeira de muitas que teremos no Sebrae/PR”, informa.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.

Savannah Ações em Comunicação

Fotos :Luis Felipe Miretzki

Deixe uma resposta