Sanepar orienta crianças de Foz do Iguaçu sobre uso e consumo de água

0
810

(Foto e Reportagem: SANEPAR – COMUNICAÇÃO SOCIAL)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu mais uma etapa do programa de conscientização sobre uso racional de água e preservação do meio ambiente na Escola Municipal Ademar Marques Curvo, no Bairro São Sebastião, em Foz do Iguaçu. Nesta etapa, as atividades foram realizadas com os funcionários e os professores.

As ações de conscientização ambiental envolveram cerca de 10 profissionais na Oficina do Futuro. A equipe da Sanepar incentivou os funcionários e professores a identificarem as dificuldades enfrentadas na escola e na comunidade. “Já identificamos problemas de consumo e desperdício. Por isso, quando a Sanepar propôs esta atividade, nós achamos a ideia maravilhosa”, disse a diretora Elizabete Barbosa Hara.

De acordo com Kleber Ramirez, um dos responsáveis pelo projeto na Sanepar, as atividades educativas mostram que na natureza tudo está integrado. “A preservação ambiental engloba uso racional da água, a remoção e destinação correta do esgoto doméstico, o destino adequado do lixo e a redução no consumo de energia”, disse.

Além da sensibilização de alunos, professores e funcionários, o objetivo do projeto é promover o uso racional da água incentivando a manutenção e a conservação das tubulações de água, torneiras e a caixa-d’água da escola.

O projeto ainda irá fazer o diagnóstico de consumo da escola, identificando vazamentos, tubulação danificada e manutenção da caixa-d’água. A partir desta verificação, técnicos da Sanepar irão promover os reparos e adequações necessárias na rede hidráulica da escola, eliminando desperdícios de água e reduzindo o consumo.

Com duração de um ano, o projeto terá ainda visitas técnicas às instalações da Sanepar, premiação para alunos que reduziram o consumo de água, incentivo à aplicação do reúso da água na escola e otimização do programa de coleta seletiva.

PRIMEIRA ETAPA – No final de setembro os alunos de duas turmas participaram das atividades de sensibilização. Foram reunidos alunos de 3ª e 4ª séries que participaram de uma contação de história. A equipe de educação ambiental da Sanepar incentivou os alunos a criarem a história “O Camelo, o Burro e a Água”, mostrando que são os pequenos comportamentos no dia a dia das famílias que contribuem para a economia da água. Os alunos também foram incentivados a elaborar um diagnóstico do consumo de água em suas casas e a identificar possíveis vazamentos.

Deixe uma resposta