Nesta sexta-feira, 1º de julho, foi realizada a cerimônia de inauguração da revitalização da Ponte Internacional da Amizade. Participaram do evento, representantes do Brasil, Paraguai e Argentina, como o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, o diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valter Casimiro Silveira, o superintendente regional do DNIT, José da Silva, além do Deputado Federal Fernando Giacobo, vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, Ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jimenez Gaona e demais autoridades locais.
As obras entregues à população visam proteger a estrutura da ponte, aumentar a segurança e o conforto dos pedestres e melhorar as condições de tráfego de veículos. Vale lembrar, que a ponte é o único meio de ligação entre Brasil ao Paraguai. Além disso, a região é considerada a fronteira mais populosa do Brasil.
Os trabalhos de revitalização começaram em janeiro de 2015 e a previsão era que a revitalização fosse entregue no mesmo ano, no entanto, as chuvas atrapalharam o cronograma. Ao todo, foram gastos mais de 10 milhões de reais nas melhorias, dinheiro que veio do Governo Federal. Essa é maior reforma dos 51 anos da ponte. O asfalto foi recapado, as juntas de dilatação substituídas. A passarela de pedestres foi coberta e recebeu também melhorias nas grades, a ponte também recebeu pintura e iluminação nova.
Dados sobre a ponte (dados do DNIT)
Inauguração: 27 de março de 1965
Fluxo diário de veículos: 40 mil
Fluxo diário de pedestres: 15 mil
Extensão: 552,40 metros
Valor da revitalização: R$ 10.280.000,00
Duração da obra: 18 meses
Empresa executora: Consórcio CSO-Gaissler
Fotos: AMN