PROJETO ÁGUA: CONHECIMENTO PARA GESTÃO

0
851

Oficina apresenta ferramentas tecnológicas para abordagem do tema água em sala de aula

A oficina é gratuita, voltada para educadores e acontecerá no dia 11 de novembro, durante a Ficiencias

O uso de ferramentas tecnológicas torna o aprendizado dinâmico e atrativo. Pensando nisso, o Projeto Água: Conhecimento para Gestão desenvolveu alternativas para tornar lúdico o processo de aprendizagem sobre recursos hídricos e a conscientização para a preservação da água.

Durante a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – Ficiencias 2015, os professores são convidados a participar de uma oficina que apresentará atividades educativas que podem ser aplicadas com os alunos em escolas públicas e privadas: a capacitação “Água em Curso” e o game online “Água em Jogo”. Além disso, os professores também poderão conhecer uma capacitação elaborada para eles: o “Água em Curso – Multiplicadores”.

As atividades abordam diferentes conceitos e temáticas relacionados aos recursos hídricos, tendo como principal objetivo chamar a atenção a respeito dos conflitos e dificuldades relacionados ao uso e conservação das águas, a fim de despertar o interesse no assunto, formando novas lideranças entre os jovens, uma vez que são eles os futuros usuário e gestores das águas.

As atividades que serão apresentadas podem ser aplicadas em diferentes disciplinas e são destinadas a estudantes que tenham a partir de 12 anos. A escola interessada precisa apenas contar com computadores com acesso a internet. Para o professor, é uma maneira diferenciada para abordar o tema “água” em sala de aula. Para o aluno, além de aprender sobre gestão, uso e conservação das águas, compreende a dinâmica da Educação à Distância, que hoje é uma excelente alternativa para capacitação. Além disso, pode se preparar para possíveis temas de redação em vestibulares, considerando que muitas cidades brasileiras enfrentam problemas devido à falta de água e com isso o assunto vem sendo amplamente debatido.

A oficina acontece no dia 11 de novembro, com início às 15 horas. Será realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no espaço da Ficiencias, laboratório 4, bloco 3 e tem duração de 1 hora. Todos os educadores são convidados. Para participar, no dia da oficina os interessados podem fazer a inscrição no credenciamento do evento, que estará ao lado da barreira da Itaipu Binacional. Aconselha-se chegar ao menos 1 hora antes para os trâmites de credenciamento e transporte até o local da oficina.

Ficiencias

A Ficiencias é um espaço para estudantes e professores apresentarem ideias criativas e inovadoras, onde são incentivados e valorizados os talentos em todas as áreas do conhecimento. Se constitui como um local de integração e troca de experiências, aproximando alunos e docentes do ensino fundamental, médio e universitário da região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina. A feira visa ainda promover a cultura científica, a experimentação, a disseminação e a popularização do método científico.

Projeto Água: conhecimento para gestão

O Projeto é resultado de um convênio entre a Agência Nacional de Águas e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional, em que são ofertados 30 cursos gratuitos na área de gestão dos recursos hídricos para o Brasil e demais países da América Latina.

Projeto “Água: conhecimento para gestão”

www.aguaegestao.com.br | www.facebook.com/aguaegestao | www.twitter.com/aguaegestao

Deixe uma resposta