Sem necessidade de enxerto ósseo, ambas técnicas vieram para solucionar casos em que pacientes possuem perda óssea severa
Muitos pacientes quando chegam no consultório, a maioria deles que perderam seus dentes, questionam o qual o procedimento é mais indicado quando existe, além da perda da dentição, a perda óssea.
Ambas técnicas são resultados de grandes avanços da Odontologia Moderna, alternativas seguras e funcionais.
Para melhor entender vamos explicar a diferença de cada uma delas: o Protocolo All-on-4,trata-se de uma prótese dentária que é suportada por 4 implantes- ou seja – é baseado nos quatro implantes, e que podem ser utilizados nos implantes convencionais ou nos implantes zigomáticos.
Já os Implantes Zigomáticos é um tipo específico de procedimento para solucionar quando há uma severa perda óssea. Nesses casos, os parafusos são mais longos e são fixados no osso da maçã do rosto, chamado osso zigomático.
A maioria dos pacientes indicados para as essas técnicas são pacientes onde a quantidade de osso é muito pequena ou não existe condição de instalar implantes dentários. A solução anteriormente era fazer enxertos ósseos(colocar osso nos maxilares) – que poderia vir do próprio paciente ou de um banco de ossos, um procedimento demorado para a necessidade da sociedade moderna.
E é aqui que vem a grande vantagem do protocolo All-on-4! Após o exame de Raio X panorâmico e uma imagem de tomografia computadorizada, o cirurgião analisa a quantidade do osso que o paciente possui e onde. Assim, o All-on-4 utiliza-se desse osso nativo do paciente em algumas regiões onde existe osso residual, através de implantes inclinados, que fogem de áreas onde o osso está fino ou ausente.
Além do mais, o fato de inclinar os implantes permite que utilize implantes mais longos alcançando o osso de melhor qualidade. Isso significa que esses implantes, na maioria das vezes, ficarão bem firmes já no momento da cirurgia.
E, se a perda óssea for tamanha que não seja possível nem mesmo instalar implantes angulados, neste caso a solução é utilizar o osso da maçã do rosto, para instalar o implante zigomático.
O especialista em implantes, Dr. Juliano Ilha, diretor-clínico da Dental Innovation explica que a escolha da técnica depende da situação que será analisado pelo cirurgião-dentista.
“A verdade é que, tanto os implantes Zigomáticos como o protocolo All-on-4, são verdadeiras revoluções na Odontologia, traz aos pacientes satisfação, conforto e agilidade na recuperação de seu sorriso e consequentemente sua autoestima”, finaliza.
Sobre o Dr. Juliano Ilha
Graduado em Odontologia, com especialização em Cirurgia Oral e Traumatologia BucoMaxiFacial – Implantes Zigomáticos.
Se você ficou interessado em conhecer essa possibilidade que e odontologia proporciona, vá até Dental Innovation na rua Benjamim Constant, 81 – centro de Foz do Iguaçu. Se preferir ligue no telefone: 45 3031-4344 ou via WhatsApp: 45 9142-2642.