
(Foto: Divulgação / Reportagem: G1 PR, em Foz do Iguaçu)
Das 13 peças gigantes que foram transportadas até Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, as duas últimas chegaram nesta quarta-feira (30). As unidades serão utilizadas na construção de uma fábrica de fertilizantes agrícolas da Petrobras em Três Lagoas (MS) e chegarão até o destino final pelo reservatório do lago de Itaipu. O transporte de todas as peças, que vieram de Porto Grande (RS), demorou um ano .
De acordo com a Itaipu, as peças foram fabricadas na China e chegaram em lotes até o Paraná. Mas, para chegarem até o Mato Grosso do Sul ainda deve levar, em média, oito dias.
Desse último lote com as duas unidades, a peça maior é a absorvedora de CO2, com 52,1 m de comprimento e 493 toneladas. Já a menor é um vaso de separação de gás e tem 148 toneladas e 6,95 metros. Conforme a Itaipu, o investimento todo é de U$ 1,5 milhão.
Segundo a empresa, para que a balsa com as peças possa seguir pelo canal de navegação de Guaíra e passar pela ponte Ayrton Senna, é necessário que o reservatório esteja na cota 219,3. Enquanto isso, as peças ficarão na rampa de acesso do lago, no bairro Três Lagoas, em Foz do Iguaçu.