Entre na onda contra o câncer!

0
862

A prevenção ainda é o melhor remédio 

O que é câncer de colo do útero? Esse tipo de câncer costuma demorar a se desenvolver, mas ele pode ser diagnosticado no exame preventivo (Papanicolau). Quando o câncer não é descoberto, o corpo começa a dar sinais de que algo não vai bem e sangramentos, corrimento e odor vaginal começam a ser frequentes.

A principal causa do câncer de colo do útero é o Papiloma Vírus Humano mais conhecimento como HPV. Alguns fatores como: fumo, má higiene, troca de parceiros e início precoce da atividade sexual facilita a infecção. Portanto, a prevenção é a melhor maneira de evitar a doença. O exame preventivo é feito por meio da coleta de secreção do colo do útero, assim lesões e células cancerígenas podem ser detectadas. Quanto mais precoce o diagnóstico maiores as chances de cura da doença.

Podem fazer o exame preventivo mulheres entre 25 a 64 anos que tem ou já tiveram relação sexual. O papanicolau deve ser feito uma vez por ano. Havendo alguma alteração no resultado, outro exame mais detalhado deverá ser feito para confirmar a suspeita ou não.

Atualmente, uma das maneiras de se evitar o câncer de colo do útero é a vacinação contra o HPV, indicado para meninas a partir dos 9 anos, adolescente e mulheres que ainda não se vacinaram. Afinal, o vírus é responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo do útero, doença que todo ano atinge 15 mil mulheres no Brasil.

 A vacina é segura e eficaz, podendo evitar 70% dos casos de câncer. Além disso,  a vacinação é gratuita e pode realizada em todas as unidades básicas de saúde e em clínicas privadas. É importante lembrar que os meninos também podem e devem ser vacinados.

Para saber mais acesse: https://ondacontracancer.com.br/.

O Dr. Drauzio Varella apoio à Onda Contra Cancêr. Confira o vídeo!

Deixe uma resposta