A ocupação dos hotéis de Foz do Iguaçu no período de férias deve atingir 69,9%

0
853

A ocupação dos hotéis de Foz do Iguaçu, no período de férias (considerado entre 10 e 25 de julho) deve atingir 69,9%, segundo pesquisa do Sindicato do Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), feita em 28 estabelecimentos. O aumento no número de estrangeiros compensou em parte a queda no número de visitantes brasileiros, provocada pela grave crise econômica que atinge o país.

A proporção de estrangeiros, que em anos anteriores era bem menos significativa, atinge este mês, segundo a pesquisa, 42,4% do total de hóspedes, em média. Do exterior, a maior presença é de argentinos e uruguaios. Essas duas nacionalidades representam 41% do total de visitantes esperados para o período.

Os argentinos, principalmente, vêm beneficiados pela valorização do peso e pela extinção de um imposto que incidia sobre as despesas turísticas internacionais. Do Brasil, a maior procura é por turistas do próprio Paraná e de estados próximos – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Na maioria, os visitantes vêm por via terrestre, devido à alta nas passagens aéreas. Mas também surpreendeu os hoteleiros o número de turistas procedentes do Nordeste do País, o que foi atribuído principalmente a campanhas de divulgação do Destino Iguaçu voltadas para o público nordestino.

Nos hotéis de categoria mais elevada (equivalente a cinco estrelas), a ocupação média prevista é de 69,8%, com proporção entre brasileiros e estrangeiros equivalente à média total – 57% e 43%, respectivamente. Nos de quatro estrelas, os mais procurados, a ocupação de estrangeiros é maior – 56% para 44% de brasileiros.

Nos de 3 estrelas, a ocupação é de 66,3%, com 64% de brasileiros e 36% de procedentes de outros países. E nos de 2 estrelas, com 71,7% de ocupação, a proporção é de 67% de brasileiros e 33% de estrangeiros.

Foz do Iguaçu tem 176 meios de hospedagem, entre hotéis, motéis e pousadas, segundo o último Inventário da Oferta Turística, feito pela Secretaria Municipal de Turismo. No total, são 27,5 mil leitos.

Deixe uma resposta