Foz do Iguaçu prepara mobilização contra a dengue

0
737

A Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) vai intensificar as ações de combate à dengue no mês que vem (fevereiro). O município de Foz do Iguaçu prepara um grande mutirão de limpeza que deve ocorrer depois do Carnaval. Além de contar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), as novas estratégias podem ter o apoio do exército.

As ações de combate à dengue devem ser intensificadas pela procura cada vez maior de atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, que já colocaram em prática o protocolo de atendimento as vítimas do mosquito Aedes Aegypti. Os casos classificados como leves são atendidos na própria unidade básica. Casos de nível médio são direcionados para a UPA 24h (João Samek).  Vítimas graves que apresentam sangramento são encaminhados via SAMU ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

O último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28) pela Vigilância em Saúde mostra que em Foz do Iguaçu já foram notificados esse ano 1.184 casos de dengue. Em 393 pacientes, a doença foi confirmada, sendo que 105 são de outros municípios ou países (288 são autóctones, contraídos no próprio município).

A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu deve aderir à campanha nacional denominada “Dia D”, marcada para o próximo dia 4 de fevereiro pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta