A todo tempo, quando interagimos com as pessoas, em qualquer meio de convivência, seja no trabalho, na família, ou com amigos, estamos tendo percepções sobre os fatos, sobre as pessoas, sobre nós mesmos, sobre a vida de maneira geral. Normalmente confiamos fielmente em nossas percepções, já que temos experiências ao longo da vida que nos levam a interpretar as coisas dessa forma, portanto, é a “nossa verdade”.
Nos relacionamentos, as percepções que temos, dizem respeito à maneira com que interagimos com um colega de trabalho, com um cônjuge, com as pessoas de maneira geral. Vou dar um exemplo prático: uma mãe pode ver o filho como muito sensível e vulnerável.
Essa percepção influenciará na maneira como ela vai lidar com esse filho. Um líder pode ver um membro da equipe como desmotivado, desinteressado. Até aí tudo bem. A questão é que nem sempre essa percepção condiz com a realidade. Atenção! Todos nós podemos ter percepções distorcidas sobre os fatos e as pessoas, portanto corremos o risco de tomar uma atitude inadequada, ou escolher um caminho que não era a melhor opção, ou até mesmo lidar com determinada pessoa de uma forma que não a ajuda. Estamos o tempo todo criando percepções tendenciosas uns sobre os outros sem nos darmos conta e qualquer pessoa que tenha foco em melhorar relacionamentos ou relações interpessoais, precisa trabalhar e entender mais sobre essa área de nossa cognição. Essas distorções na percepção podem causar efeitos muito prejudiciais nos relacionamentos familiares, entre os casais, entre amigos, em uma equipe… Quando um indivíduo atribui às ações do outro características negativas ou julga mal a maneira que os outros vão reagir às suas ações, essas suposições e padrões imprecisos ou extremos, podem levar a interações inadequadas.
Concluindo, passar por um processo terapêutico, não é sinal de fraqueza ou falta de conhecimento, mas sim, é uma demonstração de coragem, pois nos dispomos a olhar para pontos que precisamos desenvolver, melhorar, mudar, para agirmos de uma forma cada vez mais consciente e madura, seja como empresários, líderes, pais ou cidadãos.
Stefânia Bueno
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
Coach pessoal e profissional
Contato: (45) 99917-6378 – (45) 3028-3275
E-mail: stefania.psicologia@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/psicologastefania
Blog: www.psicologastefania.wordpress.com
Instagran: stefaniabueno_psicologa_coach