Horário de verão termina no próximo domingo

0
815

O horário de verão acaba na virada de sábado para domingo, 21 de fevereiro. Em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal, os relógios devem ser atrasados em uma hora. O horário de verão começou no dia 18 de outubro de 2015, tendo como objetivo aproveitar ao máximo a luz solar durante o verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde. Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora. Com isso, a expectativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma economia média entre 4% e 5% no consumo de energia no horário de pico entre às 18h e 21h.

O horário de verão é uma determinação do Governo Federal, que vem sendo adotado desde 1985 sem interrupções, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Deixe uma resposta