Cinza: O novo básico.

0
900

Para algumas culturas, o cinza é associado à tristeza, dias nublados, mas como tonalidade do momento na decoração, de triste não tem nada, um básico intermediário entre o preto e o branco, aceita quase qualquer combinação. E embora alguns ainda torçam o nariz para o cinza e suas imensas variações de tonalidade, mas ele conquista a cada dia um número maior de adeptos.

Utilizado na medida certa, o cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade. O cinza é a expressão da neutralidade, do equilíbrio entre o preto e o branco. O tons mais escuros podem ser dramáticos e sofisticados, enquanto o prateado está associado ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e inovação.

Uma boa decoração, sempre começa por uma boa base, e poucas cores são tão versáteis como o cinza, que permite uma infinidade de combinações, desde as cores mais alegres e vibrantes, passando pelos tons sóbrios e sofisticados até as combinações mais suaves e simplistas, há possibilidades para todos os gostos.

O cinza vem em móveis com acabamentos como a laca e o croco ou mesmo nos tons amadeiras que puxam mais para as tonalidades de cinza. Nas paredes vem como pintura acrílica fosca, papeis de parede em diversas tonalidades de cinza e com toques metalizados no prata, ou com estuque veneziano, uma técnica antiga de pintura que mescla mármore e calcário para dar efeito de concreto, que aliás é outra grande tendência do momento, o concreto queimado vem como acabamento de piso e laje, além de móveis feitos de concreto, muito utilizados na década de 1980 e que retornam como peças-chave em decorações modernas.

concreto 34

Alguns cuidados são muito importantes ao eleger o cinza como tonalidade base para o ambiente.  Combinações com o preto, por exemplo, pedem uma iluminação adequada, para que não pese demais e o espaço fique excessivamente escuro.

lustresala

Uma boa dica que vale também para outras tonalidades base, é acrescentar texturas para criar interesse visual, sem colorir demais, como listras em diferentes tonalidades de uma mesma cor, no caso do cinza, a utilização de peças metálicas como prata e aço escovado, revestimentos com relevo como pedra, relevos geométricos, tecidos com diferentes texturas em cortinas e estofados.

cinza-na-decoracao

Para quem gosta de colorir o espaço, a dica para utilizar o cinza, é escolher uma tonalidade de base, e as cores para complementar de uma mesma família, como tons variados de amarelo e vermelho para aquecer um pouco, tons de azul como o turquesa, ou um belo tom de roxo para conferir ainda mais dramaticidade.

Cinza e Amarelo para adicionar energia.

decoracao-cinza-amarela-1

Cinza e azul turquesa para adicionar frescor e leveza.

loft-tecnologico-Ana-Bartira-Brancante casa cor sp300x200 sala-turquesa1300x200

Cinza e cores dramáticas para dar sofisticação.

Decor 4300x225 Decoracao-preto-branco (9)300x225

Há um grande número de possíveis combinações com cinza, justamente por ser uma cor neutra, mas para não errar, use sempre o bom senso na hora de compor um ambiente, nem tudo o que é tendência, combina com a sua personalidade, e para não errar nunca, contrate um bom profissional, essa sempre será a dica de ouro, pois um profissional não custa tanto quanto muitos imaginam e evita investimento de altos valores em peças erradas.

Deixe uma resposta