Facebook e CVV lançam campanha para prevenir suicídios

0
872

O Facebook lançou nesta terça-feira (14) uma campanha para prevenir o suicídio, juntamente com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Os usuários da rede de relacionamento já podem acessar essa nova ferramenta que analisa as publicações dos internautas e emite um sinal de alerta. Para se ter uma ideia, frases como ‘estou triste’ ou ‘queria sumir’ são considerados um sinal de alerta.  Além disso, os amigos também podem ajudar de uma forma mais direta por meio do recurso.

Ao perceber que um amigo ou conhecido postou conteúdo que indique tendência ao suicídio, você pode denunciar a publicação clicando na seta que fica no canto direito superior do post. Em seguida, o Facebook irá perguntar o que está acontecendo e a resposta deve ser: “acredito que não deveria estar no Facebook”. Depois, a questão é “o que há de errado”, quando o usuário poderá escolher uma opção relacionada ao suicídio.

O responsável pela publicação também receberá uma mensagem de alerta avisando que seus amigos estão preocupados, além de opções para enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente da CVV pelo telefone, chat ou e-mail e ainda receber dicas.  A pessoa que denunciou a publicação vai ser orientada sobre como agir nessas situações, evitando um possível suicídio.

O projeto é focado na valorização da vida, considerando que o suicídio mata mais que o HIV no mundo, com uma morte a cada 40 segundos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, oitavo país com a maior taxa no mundo, um suicídio acontece a cada 45 minutos — são 6 por 100 mil habitantes.

Entenda como funciona:

O usuário responsável pela publicação receberá as seguintes opção da equipe do Facebook. Apenas ele poderá visualizar as mensagens que são extremamente confidenciais.

alerta

As dicas para relaxar e espantar os pensamentos negativos também são confidenciais.

campanha facebook

Lembre-se, ao perceber que um amigo ou alguém da família está passando por momentos difíceis e tristes, tente mostrar para ele o que a vida tem de melhor. Um abraço também vale.

Deixe uma resposta