Rotary Internacional comemora hoje (23) 111 anos

0
810

Com a missão de servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários, o Rotary Internacional comemora 111 anos. Além disso, neste 23 de fevereiro, no Brasil é comemorado o Dia do Rotariano de acordo com a Lei Federal 6.843/80.

Fundado por Paul Harris, em Chicago nos Estados Unidos, em 23 de fevereiro de 1905. Hoje, o Rotary tem representação em 207 países, estando dividido em   532   Distritos, chegando a marca de 33.054 Clubes, congregando 1.228.910 sócios.  O Brasil conta com aproximadamente 52.148 Rotarianos, 2.305 Clubes, 38 Distritos, 626 Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 Rotarianas.

O Rotary, como organismo a nível mundial, é formado por distritos, e os distritos são formados por clubes. Cada clube é uma célula do organismo mundial, sendo autônomo por si, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um presidente mundial. Cada distrito é administrado por um governador, e cada clube é dirigido por um conselho diretor, comandado por um presidente. Todos estes cargos têm duração de um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.

A maior ONG do mundo, é formada por pessoas de ambos os sexos e de profissões distintas, que de alguma forma são destaques no que fazem, e assim, convidadas a ingressar no Rotary. Os rotarianos identificam-se por meio de um distintivo que é uma roda dentada (logotipo).

Dentre os objetivos do Rotary, destacam-se: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Rotary Clubs de Foz do Iguaçu e região

– Rotary Club de Santa Terezinha de Itaipu – Reuniões terça-feira, às 20h, na Casa da Amizade em Santa Terezinha de Itaipu;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu – Reunião toda segunda-feira, às 20h, na Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Nova Fronteira –  Reuniões segunda-feira, a partir das 20h, no Hotel Foz do Iguaçu;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Grande Lago – Reunião toda terça-feira, às 20h – Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Três Fronteiras – Reuniões terça-feira, a partir das 20h – Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu M’ Boicy – Reuniões quarta-feira, às 20h – Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Ponte – Reunião toda quinta-feira, a partir das 20h – Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Cataratas – Reuniões toda sexta-feira, às 20h, na Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Costa Oeste – Reunião também na sexta-feira, às 20h, na Casa da Amizade Foz;

– Rotary Club de Foz do Iguaçu Harpia – Reunião nos sábados, a partir das 13h, no CTG Charrua.

Deixe uma resposta