Hora H: Todos contra o mosquito da dengue

0
403

A Campanha Hora H será realizada neste sábado (06), às 10h, em todos os municípios do estado do Paraná. A ação é uma parceria entre Governo do Estado, prefeituras e sociedade civil organizada.

A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo estimular todos os moradores a dedicar 10 minutos do tempo, para fiscalizar as próprias residências ou empresas. Ao eliminar recipientes que acumulem água, os moradores evitam a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Campanha Hora H é apenas uma das atividades de mobilização que serão realizadas em Foz do Iguaçu, afim de, diminuir o número de casos de dengue. Já que o último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde mostra que em Foz já foram notificados esse ano 1.184 casos de dengue. Em 393 pacientes, a doença foi confirmada, sendo que 105 são de outros municípios ou países.

Por isso, logo após a folia de Carnaval, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende realizar o primeiro grande mutirão do ano, envolvendo os Agentes de Controle de Endemias (ACEs), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e o Exército. Entre as ações, estão previstas visitas domiciliares, recolhimento de entulhos e aplicação de inseticida por meio do fumacê.

Deixe uma resposta