Tendência de Projeto: Ambientes Integrados.

0
653

Ambientes compartimentados e separados por diversas paredes são coisa do passado. Espaços amplos, pé-direito duplo e ambientes integrados são a tendência do momento quando o assunto é projeto arquitetônico, um conceito que vem ganhando mais adeptos a cada dia, pois principalmente em apartamentos e ambientes menores, o espaço antes ocupado por paredes, pode ser melhor aproveitado.

Espaços modernos e luxuosos, também ganham maior amplitude e melhor iluminação e ventilação ao eliminar paredes e integrar os ambientes, que são delimitados apenas com mobiliário e decoração, ganhando unidade visual, como cozinhas que se integram a sala de jantar e estar, tornando o ambiente mais aconchegante e prático, possibilitando maior interação. É o conceito norte-americano “Family room” se contrapondo ao estilo europeu de espaços menores e compartimentados.

Para delimitar os espaços, além da distribuição correta dos móveis e utilização de painéis, também é possível diferenciar a paginação de piso e detalhes no teto ou forro gesso, o que ainda acrescenta maior charme e sofisticação.

Alguns cuidados são necessários ao se projetar ambientes integrados, como o correto posicionamento dos pontos de elétrica e hidráulica, uma vez que haverão poucas paredes onde embuti-los, previsão do sistema de exaustão no caso das cozinhas, previsão de diferentes níveis de piso, dentre outros detalhes.

O correto é que todos os projetos sejam compatibilizados antes do início da obra, e nestes incluem-se, além dos complementares habituais como estrutural elétrico e hidro sanitário, os projetos de gesso e iluminação e o projeto de interiores, pois serão estes que darão embasamento para determinar todas as instalações necessárias e evitar o quebra-quebra depois de iniciada a obra.

Os profissionais de arquitetura mais antenados, seguem essa tendência e se mantêm atualizados de todas as novidades do setor, capacitando-se para, juntamente com suas equipes, programar a obra desde seu início até a finalização, sem grandes contratempos e com toda a compatibilização necessária. Por este motivo é importante estar atento na hora da contratação, seguindo indicações e buscando referências.

 

 

Deixe uma resposta