TEATRO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRÂNSITO SEGURO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA

0
59

Projeto Cultural começou nesta segunda (27) e segue até sexta-feira na Praça da Paz; Mais de 600 alunos devem assistir ao teatro móvel “De Bem com a Via”

Alunos da Rede Municipal de Ensino estão aprendendo sobre educação no trânsito de uma maneira diferente e muito divertida através do teatro móvel “De bem com a Via”. O projeto cultural estacionou nesta segunda-feira (27) na Praça da Paz, no centro da cidade, e ficará no local até sexta-feira (31), quando passarão mais de 600 alunos de 5 escolas municipais.

O Teatro Móvel é coordenado pela Magma Cultura e patrocinado pelo Grupo Ecorodovias por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O projeto, que começou em abril, já passou por Cascavel (PR), Guarulhos (SP), Niterói (RJ) e Cubatão (SP) e segue até outubro, possibilitando aos participantes aprender mais sobre segurança no trânsito enquanto acompanham a mágica do teatro.

Em Foz, o projeto tem o apoio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e a Secretaria de Educação (SMED). A estreia, nesta segunda-feira, aconteceu com alunos da Escola Municipal João XXIII, mas até sexta-feira assistirão ao teatro crianças matriculadas nas escolas Parigot de Souza, Elenice Milhorança, Cecília Meireles e Adele Zanotto. “Serão duas turmas por dia, com 60 alunos de manhã e outros 60 à tarde. São crianças de 8 a 10 anos matriculadas do 3º ao 5º ano e um grupo de alunos especiais, de 9 a 13 anos, da escola Parigot de Souza”, explicou a coordenadora de projetos da SMED, Joyce Mara Paz.

Peça
A atração do projeto é a companhia Trip Teatro, com a peça “Viajando de Bem com a Via”. O grupo apresenta os palhaços Rouse Lopes e Tutúlio numa divertida aventura. Eles demonstram de forma lúdica a importância do trânsito seguro, proporcionando muitas risadas e emoções e a maneira correta de viajar de bem com a via. Após as apresentações, as crianças podem ir a uma mini pista e “viver” situações do cotidiano, dirigindo pequenos carros elétricos ou assumindo o papel de agentes de trânsito ou pedestres.
Para o secretário de educação de Foz do Iguaçu, Fernando Lima, o projeto é de suma importância para que as crianças tornem-se multiplicadoras das informações. “Para nós é importante trabalhar esse tema com as crianças porque elas tem uma linguagem diferenciada e conseguem alcançar os pais e familiares. Através da pureza e da simplicidade, elas são capazes de convencer e converter o comportamento do adulto, que terá uma conduta mais pacífica e segura no trânsito”, disse.
“O teatro pode ser uma ferramenta importante para educar a criançada. Enquanto se divertem e vivem a mágica que é um espetáculo, elas ficam mais abertas a receber e compreender lições de cidadania importantes”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

A SMED já desenvolve ações de conscientização e segurança no trânsito em parceria com outros órgãos de segurança, especialmente durante o Maio Amarelo, e em setembro, no mês da segurança viária.

Fonte: PMFI

Deixe uma resposta