Sistema da nota fiscal eletrônica será normalizado amanhã

0
189

Site de emissão de notas será retirado do ar hoje para corrigir problema no sistema

A emissão das notas fiscais eletrônicas em Foz do Iguaçu será paralisada hoje (2) às 18h até amanhã (3) às 6h. A medida é necessária devido a falhas diagnosticadas no sistema após a última atualização, feita no dia 24 de julho. Com a paralisação para correção no banco de dados, a melhora deve ser significativa a partir de amanhã e até sexta-feira (4) o sistema deve estar funcionando dentro da normalidade.

O secretario da fazenda, Erton Neuhaus, esclarece que a atualização do dia 24 foi feita após dois anos sem modernização, devido ao vencimento do contrato com a empresa de manutenção, mantendo desde então o funcionamento das rotinas básicas e elementares. Após a contratação da empresa de manutenção, que está em vigor desde abril deste ano, iniciou-se testes para atualização do sistema. A plataforma foi atualizada no dia 24 de julho às 12h.

Segundo Neuhaus, antes da implantação, sistema passou por vários testes sem apontar nenhum problema. “Porém, após colocar em funcionamento, disponibilizando para todos os contribuintes, surgiram alguns problemas, que inclusive, inviabilizaram a emissão da nota fiscal. Hoje estamos finalizando os procedimentos técnicos e haverá uma melhora significativa, a previsão é que até sexta-feira o contribuinte possa emitir com o sistema operando dentro da normalidade”, adianta o secretário.

Prejuízo

Um comparativo divulgado pela secretaria municipal de fazenda demonstrou que, devido ao problema, desde o dia 24 de julho até o dia 1º de agosto foram emitidas 9.096 a menos que no mesmo período do mês anterior.

Do dia 24 de junho de 2017 ao dia 1º de julho de 2017 foram emitidas 42.807 notas fiscais eletrônicas no município e do dia 24 de julho (data da atualização do sistema) até ontem (1º) foram emitidas 33.711.

O secretário da fazenda informa que ainda não é possível estipular o prejuízo em valores financeiros, mas que até o fim do mês haverá uma base dos valores.

Fonte: PMFI

Deixe uma resposta