Show performático abrirá 10ª Feira Internacional do Livro

0
400

Lirinha, ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado, apresentará o espetáculo “Lira Música e Poesia”, no dia 5 de setembro

Lirinha-vida-interessante

O show “Lira – Música e Poesia”, dirigido pelo músico, escritor e compositor José Paes de Lira, o Lirinha, ex-líder da banda Cordel do Fogo Encantado, será a grande atração da noite de abertura da 10ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu.

O espetáculo está marcado para 5 de setembro, no espaço Arena Cultural, a partir das 20h30, misturando arte, poesia e música numa mesma performance. A Feira do Livro será realizada em Foz de 5 a 14 de setembro, diariamente, das 9h às 22h, na Praça das Nações (Mitre), centro da cidade. A visitação estará aberta gratuitamente ao público.

Noite de autógrafos – Logo após o show, às 22 horas, haverá a noite de autógrafos do livro Mercadorias e Futuro, de autoria de Lirinha (José Paes de Lira – Lirovsky). A obra literária é fundamentada no espetáculo solo com o mesmo nome, que marcou a estreia do artista no teatro.

Referência –“O Lirinha é uma referência contemporânea da música e da arte. É um artista completo, ganhador de prêmios como escritor, que mistura arte, poesia e música num mesmo espetáculo. Sua performance está alinhada com a essência da Feira do Livro, que é promover a diversidade cultural, literária e artística”, disse o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, o Cantor.

Lirinha 2-vida-interessante

Para a diretora da Fundação Cultural, Arinha Rocha, a escolha de Lirinha integra-se, perfeitamente, à filosofia do evento. “O Lirinha é uma personalidade respeitada no meio cultural, literário e artístico. Sua escolha converge plenamente com a proposta e o conceito de liberdade cultural da Feira do Livro de Foz do Iguaçu”, destacou.

O artista – José Paes de Lira, Lirinha, é músico, escritor e compositor. Começou a carreira artística aos 12 anos de idade, como declamador de poesias em Arcoverde, sertão de Pernambuco. Em 1997, idealizou e construiu o espetáculo cênico-musical “Cordel do Fogo Encantado”, a novidade mais impactante e original vivenciada pela música pernambucana após o surgimento de Chico Science.

Como integrante do grupo Cordel do Fogo Encantado (vocalista, percussionista e compositor), Lirinha compôs trilhas para teatro e cinema. Em 2007, ganhou o prêmio de melhor compositor pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Sua estreia no teatro aconteceu com o espetáculo solo “Mercadorias e Futuro”, amparado no livro que será apresentado nesta edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. A obra aborda a história do vendedor de livros Lirovsky, cuja tarefa é “vender poesia, vender o sublime, pregoar o invisível (…)”.

Neste momento, Lirinha participa da Bienal do Livro de São Paulo, onde permanece até o dia 30 deste mês, divulgando a obra “Mercadorias e Futuro”.

Lira-por-Caroline-Bittencourt-vida-interessanteOrganização – A 10ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Itaipu Binacional. O encontro literário tem o apoio da Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias, ACIFI, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, Centro Universitário UDC, Ceaec, Unioeste e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

Serviço:

10ª Feira Internacional do Livro

Data: de 5 a 14 de setembro

Horário: das 9h às 22h

Local: Praça das Nações (Mitre)

Fan page: https://www.facebook.com/feirainternacionaldolivro

Site e programação: www.feiradolivrofoz.com.br

 

 

Deixe uma resposta