Ser agente de transformação positiva em qualquer ambiente, conseguimos?

2
816

É um desafio e exercício constante, precisamos uns dos outros. Por vários momentos na vida nos deparamos com situações que proporcionam um impacto positivo que uma pessoa pode ter na vida de outras. O sentimento de ser parecido, a química, a empatia, a afetividade, relações que parecem tão próximas, como a de irmãos, mas vindas de “mundos” tão diferentes.

Sempre temos por perto alguém especial: amigo, familiar, colega… enfim, alguém que de alguma forma nos influencia positivamente ou transmite uma energia muito boa, que nos faz sentir bem, independente do lugar que estamos.

Desde criança temos sonhos e ambições, alguns realizamos, outros não. Buscamos a concretização dos mesmos, alguns rapidamente, outros nem tanto.

De certa forma todo mundo influencia alguém, não importa quem é, sua classe social ou ocupação. Um político, um artista, um professor. Não é necessária uma posição de destaque para ser uma pessoa de influência. Se você permite a conecção, com outras pessoas, você exerce sim alguma influência. Tudo o que você faz no ambiente que frequenta tem um impacto na vida de outras pessoas. Se o seu desejo for provocar um impacto positivo na vida de alguém, seja sim, uma pessoa de influência . Um treinador pode ter seu time como vencedor, influenciando seus jogadores. Para uma família saudável, pais que influenciam os filhos de forma positiva, com valores e atitudes, os tornam pessoas melhores. Porém, a influência não é a mesma com todo mundo. Um exemplo é quando você apresenta uma ideia, uma proposta a um grupo de amigos ou colegas de trabalho, uns apoiam, outros não. Reagem de maneira diferente. Percebemos desta forma que a influencia para alguns é mais forte e para outros não.

Comece a observar as reações das pessoas a sua volta, perceberá que as pessoas reagem umas às outras conforme o seu nível de influência. Reconhecerá quanta influência exerce em várias pessoas da sua vida.

Quanto mais você contribui para desenvolver as pessoas e ajudá-las a atingir seu potencial, maior é a sua liderança.

O exemplo tem grande poder de influência, se perceberem em você qualidades admiráveis, confiança, atitudes coerentes, buscarão em você uma referência, uma influência em sua vida. Cresce em etapas e maior será a sua credibilidade.

Pessoas com influência positiva agregam valor a outras pessoas. Mas cuidado! Se você é agente de transformação positiva e ao mesmo tempo quer que as pessoas se tornem dependentes de você, na verdade você não está ajudando e sim as machucando. Não é saudável tentar corrigir seu histórico, suas “manchas” revivendo-as através dos outros. Inspire pessoas!

Referências:

MAXWELL, John. Você nasceu para liderar. RJ: Thomas Nelson Brasil. 2008.

COVEY, Stephen. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. RJ: Best-Seller, 2005.

2 COMENTÁRIOS

    • Obrigada Nabil, continue nos acompanhando. Cada dia é ótimo quando gostamos do que fazemos e convivemos com pessoas que nos fazem bem, ou então que fazemos bem a elas. É uma sinergia, isso contribui significativamente para o nosso trabalho e vida pessoal. Abraços

Deixe uma resposta