Cascavel começa a semana focada em tecnologia com Seminário Luz-Ciência-Vida

0
462

Evento acontece no Anfiteatro Emir Sfair e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. As inscrições são gratuitas

Empresários e empreendedores de Cascavel têm uma oportunidade de capacitação gratuita sobre inovação nas micro e pequenas empresas. A ação tem início nesta segunda-feira (19), das 19h às 23h, no Anfiteatro Emir Sfair. O Seminário Luz-Ciência-Vida é fruto da parceria entre o Sebrae/PR, Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (AMIC) e conta ainda com o apoio do Comitê Gestor Municipal e Sala do Empresário de Cascavel.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, a programação é composta pela apresentação de duas palestras que se complementam: “Inovação: Desafios e Oportunidades”, que vai abordar temas como o que é inovação e como inovar, por intermédio da instrutora Bernardete Silveira Martins; e “Mágica para ser Inovador”, na qual o instrutor Eduardo Peres deve enfatizar características e habilidades para quem pretende inovar nas empresas.

“A ideia do evento é despertar o empresário para a novidade e, para isso, serão trabalhados tópicos como a inovação no Brasil, onde e como inovar, bem como, os desafios e oportunidades da inovação. Os participantes serão estimulados a pensar diferente, perceber a importância do trabalho em equipe, da liderança e do exercício de empreender diariamente. Com ideias inovadoras, é possível conquistar e manter clientes, além de atrair resultados mais positivos para a empresa”, enfatiza Willian Braga Tomaz.

Na opinião do supervisor estratégico da ACIC, Juliano Fuzinatto, falar em inovação vai ao encontro do objetivo da entidade, que é elevar a competitividade do associado. “No cenário econômico atual, criatividade e inovação são cruciais para o desenvolvimento do empresariado, não só de grandes indústrias, mas de micro e pequenas empresas de todos os setores. Em uma linguagem simples, nosso objetivo é desmitificar a inovação aos participantes”, assinala.

É tão importante o esforço de conscientização sobre a inovação, que o gerente da Sala do Empresário (espaço de atendimento a microempreendedores individuais dentro da Prefeitura Municipal de Cascavel), Sócrates Alves dos Reis, já fez o convite aos mais de 6 mil formalizados. “O tema também é de suma importância para a categoria empresarial do MEI [Microempreendedor Individual]. Tudo que é inovação chama a atenção do consumidor e gera o crescimento da empresa”, salienta.

Greicy Cordeiro, gerente da AMIC, acrescenta que, além do fato de renovar conhecimento, o empresário que participa de momentos como o Seminário Luz-Ciência-Vida quebra paradigmas. “Muitos têm interesse no tema, mas acham que inovação custa caro, que não é acessível aos micro e pequenos negócios. Esperamos, com a programação da Semana, mostrar que a inovação está aí e é possível sim inovar nos pequenos negócios.”

Além do Seminário, o Sebrae/PR, AMIC e ACIC oferecem capacitações também nos dias 20 e 21. Na terça-feira, das 14h às 18h, acontecem as oficinas de Gestão de Inovação no Processo Financeiro da Empresa e Gestão de Inovação no Processo Comportamental. À noite, das 19h às 23h, serão ministradas as oficinas de Gestão de Inovação no Marketing para aumentar as vendas e Gestão de Inovação em Recursos Humanos – Como inovar no recrutamento, seleção e retenção de colaboradores.

Já na quarta-feira, dia 21, será promovida uma rodada de negócios, das 14h às 19h, um método inovador de promover a troca de informações entre empresários. As oficinas e rodada de negócios acontecem na sede da ACIC, com um custo de R$ 30 por participação. As inscrições podem ser feitas nos Pontos de Atendimento instalados na ACIC e AMIC. A participação é aberta ao público, inclusive não associados às duas entidades podem participar.

Sobre o Sebrae/PR

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a melhor opção para obter informações e conhecimento, para quem é empresário ou deseja ser um empresário de sucesso. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. Além disso, o Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Deixe uma resposta