“Semana do tutor” valoriza atuação dos profissionais do Projeto Água e Gestão

0
13486

Em junho, o Projeto “Água: conhecimento para gestão”, realizou a primeira edição da Semana do Tutor, iniciativa que envolveu uma série de atividades direcionadas aos mais de 90 tutores do Projeto, com o objetivo de valorizar o trabalho realizado por estes profissionais.

A cada dia foi trabalhada uma temática, de acordo com os seguintes eixos: homenagem, valorização, agradecimento, reconhecimento e integração. Para as atividades, a equipe utilizou mídias como vídeos, artes e textos. Em uma das oportunidades, os tutores puderam visualizar uma mensagem da escritora e consultora em Educação a Distância (EaD) Liliam Silva, que abordou os desafios da EaD no contexto atual.

A semana foi de muita interação entre as equipes que atuam na Fundação Parque Tecnológico Itaipu e na Agência Nacional de Águas junto aos tutores. No último dia, além de um vídeo de homenagem ao trabalho desenvolvido pelos tutores, eles receberam uma cópia da Revista Científica da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), cujo conteúdo contempla artigos que apresentam pesquisas, história e desafios da EaD.

tutores

A ação deu certo! Foram 257 comentários nas postagens realizadas. A tutora Mariana Ribeiro dos Santos comentou: “achei ótimo conhecer os bastidores do projeto, seja no nível mais técnico, de suporte, seja no nível administrativo, de coordenação, enfim… e, de fato, é motivante ver e entender a dimensão do projeto do qual fazemos parte, fortalecendo nossa energia para seguir buscando um bom trabalho com bons resultados”. Outra tutora, Izabela Regina Araújo, deixou um depoimento da percepção que teve sobre a Semana do Tutor. “Fiquei muito feliz com esta semana dedicada a nós tutores. A cada turma que passa o nosso trabalho se torna mais gratificante! Estou bem orgulhosa em fazer parte da equipe do projeto em um papel fundamental que é a interface com o aluno, mas também estou orgulhosa de toda a equipe que prospectam parcerias, levantam recursos, controlam orçamentos, cronogramas, participam de reuniões intermináveis, desenvolvem o conteúdo, divulgam, desenvolvem e melhoram a plataforma. Obrigada pelo reconhecimento e pela possibilidade de capacitação e melhoria contínua!”.

Nos cursos EaD, a atuação do tutor é fundamental como facilitador no processo de aprendizagem, mediador da turma, motivador ao aluno e guia na construção do conhecimento. Dos 33 curso ofertados pelo Projeto, 31 contam com acompanhamento de tutores. O Água e Gestão é um convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Agência Nacional de Águas, com apoio da Itaipu Binacional. Todos os cursos são gratuitos e relacionados à temática gestão de recursos hídricos.

Assessoria

Deixe uma resposta