Selo Referência no Comércio reconhece 51 empresas paranaenses que investem em gestão e qualidade

0
672

Idealizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com chancela da Fundação Nacional de Qualidade, Selo tem por objetivo de estimular pequenas empresas a melhorar a gestão e a qualidade em produtos, atendimento ou serviços

Prontas para o mercado. Assim se classificam as 51 empresas que receberam nesta semana, no auditório do Sebrae/PR, o Selo Referência no Comércio, reconhecimento concedido pelo Sebrae/PR e pela Federação de Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR) para as empresas que concluíram os programas de varejo encabeçados pelas duas instituições e implantaram um plano de melhorias, com foco em melhorar a gestão e a qualidade.

A cerimônia de entrega do Selo contou com a presença das autoridades da Fecomércio PR e Sebrae/PR, que se mostraram felizes pela adesão dos empresários e os resultados obtidos ao final dos programas Varejo Mais, Varejo Top Loja e o Programa Franquias Paraná. “Uma das estratégias do Sebrae/PR é o trabalho com empresas com potencial de crescimento, e o Selo Referência do Comércio faz parte dessa estratégia. Por meio dele, vocês demonstram que são empresas preocupadas com a qualidade e que buscam a liderança nesse mercado cada vez mais competitivo”, destaca o diretor de Operações do Sebrae/PR,  Julio Cezar Agostini.

Para Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, a parceria com a Fecomércio PR faz com que os programas de varejo se concretizem em todas as regiões do Estado e levem conhecimento para os empresários. “A conquista do Selo é apenas o início de um trabalho voltado para a gestão da qualidade, neste mercado tão desafiador. E independentemente da categoria, o que importa são as melhorias resultantes desse processo, que preparam vocês para entrar 2017 com o pé direito”.

Presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, ressaltou a preocupação das duas entidades em qualificar os empresários, para que não sintam os impactos econômicos e se recuperem com mais facilidade da crise. “Unimos nossas forças para fazer bem feito, ensinando os empresários a visualizar as oportunidades, para que cresçam e gerem empregos. Esperamos que 2017 seja o ano da retomada do crescimento”, acredita.

As empresas que conquistaram o Selo – de acordo com os resultados das avaliações baseadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e no Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS) – foram classificadas nas categorias Ouro, Prata e Bronze, e poderão utilizá-lo pelo período de um ano. Antes de receberem o Selo, os empresários ouviram consultores especialistas em Varejo, que abordaram temáticas sobre excelência na prestação de serviços, a importância do bom visual de loja, da arte de planejar, gerenciar resultados financeiros e o valor da experiência para o cliente.

Na sequência, foram reconhecidas com o Selo Referência do Comércio as 51 empresas com melhores resultados nos projetos. Da região norte, a empresa Frezarin Tecnologia recebeu o Selo na categoria Ouro. Casas Ajita, Moments Gift, Borrachas Guaporé, Panificadora e Confeitaria Rio Branco e Boleria Dom Leonardo se classificaram na categoria Prata; e as empresas Renova Casa Das Cortinas, Seven, Ana Varela, Farma & Farma, Morana Acessórios e Grupo Soubrasil Automotivo receberam o selo da categoria Bronze.

No centro do Estado, as empresas Inviolável, Vivere Basic e Wizard se classificaram na categoria Ouro. Já a Vivência Board Shop, Clínica Pró-Saúde e Farmabin receberam o Selo na categoria Prata, enquanto as lojas Azul e Rosa Moda Infantil, Neo Nair e Carmela Paulina ficaram na categoria Bronze. Da região Sul, levaram o Selo Ouro as empresas Flessak, Decorações Leve e F1 Pneus & Auto Center, enquanto a Relojoaria e Ótica Cortese, Baixer Colchões, Multi Ação produtos e equipamentos para limpeza e a Eletrônica Scotti receberam o Selo Prata.

Da Grande Curitiba, as empresas Appalu, Maria Chica Bijuterias, Gorete & Cia Cabeleireiros, Dugraum Café e Bistro, e a Geralfix Parafusos e Ferramentas ficaram com o Selo Prata. Na categoria Bronze, receberam o Selo as lojas Pé Sapeca Calçados, Empório Valentim, Cocch Confecções, Viccenza Jóias e Laurita Center. Também receberam o Selo da categoria Bronze as 13 empresas concluintes do Programa Franquias Paraná, como a JBA Imóveis, Chá & Arte, Drive in Box Serv Car, Academia You Fitness, Ponto Chic, Inch Of Gold, O Famoso Brigadeiro, Choripan Boteko, Maxiclin, Sofá Shop, Art Flama, Fredericas Koffie Huis e Nova Prata.

Foco no Futuro

Após a premiação, o empresário Roger Wolf Pedroso relatou um pouco da sua experiência na gestão de nove marcas e quatro empresas do Grupo Servopa, que conta com aproximadamente dois mil funcionários e deu a dica: “não queira o gigantismo ou o imediato, cuide, vá passo a passo, tenha foco, principalmente no cliente, e passe uma imagem positiva da empresa”.

Caroline Pereira Costa, da loja O Famoso Brigadeiro, que encerrou o Programa Franquias Paraná, se surpreendeu ao receber o Selo da categoria Bronze e afirmou que a partir de agora tem uma grande responsabilidade pela frente. “Mostrar para o cliente a conquista deste Selo, vai aumentar ainda mais nossa responsabilidade, pois ele vai esperar o melhor de nós”, disse.

André Baixer, da Baixer Colchões, em Francisco Beltrão, que recebeu o Selo Prata, também concorda que a responsabilidade aumenta, mas que o reconhecimento pelo trabalho é ainda maior. “Foi difícil, mas, ao mesmo tempo, prazeroso participar do Programa. Quando se ama o que faz, não tem cansaço que abata”, brincou. Já o conterrâneo Vítor Rodrigues, da F1 Pneus & Auto Center, que levou o Selo da categoria Ouro, acredita que o desafio será grande em manter a qualidade conquistada. “O importante é não parar, continuar com o trabalho e sempre buscar o conhecimento, e o Sebrae/PR está aí para nos ajudar”, concluiu.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Oeste: Juliana Dotto
(45) 99801-0284 | (45) 98801-2920 – jornalismocascavel@savannah.com.br
Coordenação – Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 | 99602-7541
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR (41) 3330-5895

Deixe uma resposta