Que profissão escolher?

0
699

Diversas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir. Contudo, essa não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter ideia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.

o-que-considerar-na-hora-de-escolher-uma-carreira-2

Optar por uma profissão implica uma dimensão temporal que precisa ser integrada e percebida pelo jovem, esse deve optar não só por um curso ou por uma atividade que poderá desempenhar no seu futuro trabalho, mas também por um estilo de vida, uma determinada rotina e ambiente de trabalho que fará parte da sua vida. É importante pesquisar a respeito das profissões, mercado de trabalho e dialogar com pessoas que exercem a profissão desejada.

profissoes (1)

O que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.

fundaplub-profissoes-de-sucesso-668x313

É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo?  Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a lugar nenhum. Escreva o que lhe motiva, o que te apaixona e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

profissoes

É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.

Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguintes pontos relativos a uma carreira saturada:

1– Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3– O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4– Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser fazer sucesso.

Fala-se muito sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.

Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho, muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas à informática, o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.

Clayton Fontana

Consultor Educacional Especialista em Recursos Humanos

Fonte da matéria: http://www.mundovestibular.com.br/

Deixe uma resposta