Projeto da Unila auxilia agricultores familiares de Foz do Iguaçu

0
458

(Foto:Divulgação / Reportagem: Jurandir Junior para CBN)              

Está em andamento, desde o início do segundo semestre de 2013, o projeto de extensão “Apoio ao processo de fortalecimento da gestão social através da comercialização dos produtos da agricultura familiar”, em parceria com a Associação dos Produtores de Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu (Aproffoz).

Orientado pelo professor de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Dirceu Basso, o projeto tem o intuito de inserir acadêmicos e graduados no cotidiano de agricultores familiares e contribuir para a gestão da Associação e comercialização dos produtos. A atividade tem o apoio da Cooperativa Coafaso e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A Aproffoz é a principal beneficiada. Localizada na Avenida das Cataratas, a entidade funciona como espaço para venda de alimentos, em especial hortifrutigranjeiros, produzidos na região, reunindo cerca de 80 produtores.

A equipe do projeto apontou uma necessidade de diversificação da produção. Foi desenvolvido um diagnóstico pelos bolsistas Matheus Assunção e Andrea Haro, ambos de Ciências Econômicas da Unila, Onofre Junior, do curso de Nutrição da Unioeste, e Ezequiel Pereira, graduado em Engenharia Ambiental. Foram entrevistados representantes de 21 estabelecimentos da região, sendo 16 unidades familiares e cinco unidades de panificação.

Entre as estratégias para o aumento na comercialização, ficam em evidência os alimentos orgânicos e o uso da internet. Os bolsistas apoiaram a estratégia das vendas pela rede de computadores. A loja virtual foi lançada recentemente e pode ser acessada pelo site www.coafaso.com.br. O site permite que os produtos cheguem à casa do consumidor em até 24 horas da aquisição.

Deixe uma resposta