COMEÇOU O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM FOZ DO IGUAÇU

0
500

Para agilizar seu atendimento, o eleitor pode fazer o agendamento pela internet

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu Fernando Duso e da Deputada Estadual Claudia Pereira , após realizar agendamento pela internet, o Prefeito Reni Pereira esteve no  Fórum Eleitoral  na tarde desta terça-feira (03) realizando o recadastramento Biométrico.

O Fórum Eleitoral do município foi reformado e ganhou mais três salas e 75 guichês para o atendimento dos eleitores de Foz do Iguaçu e Santa Teresinha de Itaipu. Servidores e estagiários cedidos pela prefeitura e pela câmara municipal de Foz do Iguaçu estão auxiliando no trabalho. Serão pouco mais de 90 dias, para atender o número estimado de 190 mil eleitores.

“Esta estrutura que foi construída pela justiça eleitoral será muito eficiente tanto para os servidores quanto para os eleitores. Esperamos que com que este recadastramento possamos ter a real situação de eleitores e quem sabe iniciar uma campanha para termos o 2º turno aqui em Foz do Iguaçu”, disse o prefeito Reni Pereira.

A deputada Estadual Claudia Pereira, também fez o recadastramento biométrico e fala sobre a importância do ato. “É importante que as pessoas tenham consciência que é necessário fazer o recadastramento e não deixar para a última hora. Além de ser um ato de civismo, o recadastramento vem colaborar na agilidade no processo da eleição, para que o cidadão fique menos tempo na fila e que possa cumprir o seu  dever do voto com mais tranqüilidade, rapidez e segurança”, salientou a deputada.

Fernando Duso, presidente da Câmara municipal de Foz do Iguaçu, destaca a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).“A câmara municipal foi parceira, nos foi solicitado e cedemos os funcionários para ajudar no recadastramento. Acreditamos muito que a tecnologia esta ai para somar, para dar cada vez mais uma transparência em todo o processo eleitoral, por isso não vamos medir esforços para que a biometria em Foz do Iguaçu seja um sucesso e que mais essa vitória seja conquistada pela nossa população”, disse Fernando Duso, que também realizou o recadastramento.

O Presidente do TRE-PR, Desembargador Jucimar Novochadlo, fez uma avaliação do primeiro dia de atendimento. “O primeiro dia está sendo positivo, os eleitores estão atendendo ao chamado da justiça eleitoral, esperamos que continuem vindo e não deixem para a última hora. Nós temos aqui a condição de atender 2 mil eleitores por dia”.

Novochadlo explica ainda que os eleitores serão divididos por grupos: os que fazem agendamento pela internet, os que retiram a senha no Fórum e os eleitores que tem atendimento preferencial. “Solicitamos que os eleitores façam o agendamento pela internet para que evitem a fila. Com o comprovante do agendamento em mãos o cidadão será imediatamente encaminhado a um guichê que estará esperando por ele” disse o Presidente do TRE-PR.

Novochadlo  salienta que : “O recadastramento é de suma importância , primeiro porque vai trazer mais segurança para as eleições e segundo que esse recadastramento faz parte de um projeto que está tramitando no Congresso Nacional em uma  parceria do TSE com o Governo da Republica, que é Projeto Registro Civil Nacional, e tem como objetivo direcionar ao eleitor um documento único para a eleição” enfatizou.

O Juiz da 204ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu, Dr. Geraldo Dutra de Andrade Neto explica: “inicialmente o Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu está atendendo com 37 guichês, mas até o final da próxima semana serão 75. Recomendamos que realmente as pessoas façam agendamento pela internet e não esqueçam o documento de identificação e o comprovante de residência”.

De acordo com Dr. Geraldo Dutra , , a partir de janeiro será montada uma estrutura de recadastramento biométrico em Santa Teresinha de Itaipu, para que os eleitores da cidade vizinha não precisem se descolar ate Foz do Iguaçu.

Em Foz o recadastramento biométrico começou no dia 03 de novembro e segue até o dia 31 de março e está sendo realizado no Fórum Eleitoral , na Avenida Costa e Silva,1599. O atendimento aos eleitores será contínuo das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Para agilizar seu atendimento, o  eleitor pode fazer o agendamento através do link: http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/agenda-biometria/agendamento-de-atendimento-ao-eleitor

Deixe uma resposta