Portal da Cultura de Foz marca lançamento do termo de cooperação entre Fundação e PTI

0
66

Dentre os destaques da cooperação, o Portal da Cultura de Foz, a criação de um circuito cultural e a constituição de um Fórum temático integrando as três nações

Duas Fundações e um mesmo objetivo: integrar, valorizar e projetar a cultura de Foz do Iguaçu e da região trinacional na cena local e mundial. Com essa missão, a Fundação Cultural e o PTI – Parque Tecnológico Itaipu – assinam nesta quinta-feira, 14, às 11h, um Protocolo de Intenções com vistas a oficializar os trabalhos desenvolvidos em cooperação.

Simbolizando o compromisso, as duas instituições lançam, na ocasião, a primeira grande ação dessa parceria: o lançamento do Portal da Cultura da Fundação Cultural.

A solenidade que acontecerá no estande da Fundação Cultural, na 13ª Feira Internacional do Livro, contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro e seu vice, Nilton Bobato.

O Protocolo de Intenções será assinado pelo Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues e pelo Diretor Técnico do PTI, Claudio Isaamy Osako, e estipula um prazo de cinco anos para formulação e execução de parcerias que insiram a cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e da região trinacional.

Conforme o documento, a cooperação poderá ocorrer na forma de intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas, desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, intercâmbio de técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas e cessão de espaços ou equipamentos, mediante a assinatura de minutas específicas.

Dentre os projetos em andamento, podem-se destacar a realização de uma agenda cultural que promoverá oficinas formativas, apresentações artísticas e culturais, a elaboração de políticas públicas e estratégias voltadas ao fomento e desenvolvimento das produções da região trinacional. Valorizar as expressões deste território povoado por mais de 1 milhão de pessoas, marcado por uma diversidade única no mundo, é um dos principais compromissos que uniu as duas instituições.

“Nós (Fundação e PTI) iniciamos um processo de constituição de diálogo com os representantes de cultura dos municípios da Argentina e Paraguai com vistas a construir um fórum cultural das três nações, que estipulará uma agenda comum para ações da região”, comentou Rodrigues.

De acordo com a gerente do Programa Educação e Cultura do PTI, Jéssica de Lima, as duas instituições compartilham de um objetivo em comum que prioriza a cultura como elemento primordial para o desenvolvimento da região. “Temos como diretriz estratégica incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento da atividades artísticas e culturais, formação de plateia na região, além incentivar o desenvolvimento de políticas publicas que promovam a cultura, em todas suas vertentes. Temos a certeza que a parceria será fundamental para avançarmos e sobrepormos estes desafios”.

Toda essa sintonia e compromisso com a cultura pretende contribuir para fortalecer o turismo, ampliar a atuação dos profissionais da área, estimulando a formação e o estímulo à cadeia produtiva,  bem como promover o exercício da cidadania cultural.

Portal da Cultura

O Portal da Cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu está registrado junto à prefeitura municipal. Com o endereço www.culturafoz.pmfi.pr.gov.br, o portal foi desenvolvido em parceria com o PTI e representa um importante canal de diálogo com a comunidade e turistas.

A ferramenta divulgará a agenda cultural do município, tanto realizadas pelo Poder Público quanto por produtores independentes, notícias, editais, informações sobre a instituição e suas ações, além de mecanismos de transparência, com a publicação de pregões e processos licitatórios. O Portal também promove o acesso ao Mapa da Cultura e ao Conselho Municipal Política Cultural, promovendo a integração com as ferramentas culturais já existentes.

Retomada

A parceria entre as duas instituições vai ao encontro do novo modelo de gestão do atual governo, que vem fortalecendo o diálogo e a cooperação com as instituições sociais com vistas a solucionar os desafios do município, bem como potencializar ações e projetos estratégicos.

Nesse sentido, o PTI tem se despontado como um dos principais parceiros nesse processo de retomada de desenvolvimento. No mês passado, a prefeitura firmou o Termo de Cooperação com o Parque Tecnológico Itaipu, em que estabelece o apoio mútuo para desenvolvimento de projetos de várias áreas do município, como saúde, saneamento básico, tecnologia da informação, planejamento, assistência social, educação e cultura.

A construção do mercado municipal é mais um resultado da parceria com o PTI.  A proposta é transformar a área de 30 mil metros quadrados situadas na antiga Cobal em um grande centro de alimentação, artesanato e artes, oferecendo à população e turistas mais um importante atrativo de lazer e convivência.

Deixe uma resposta