Culinária Japonesa: Uma tradição pra lá de deliciosa!

0
654

A culinária japonesa faz sucesso entre os brasileiros, principalmente nos últimos tempos. O famoso sashimi e o sushi são os pratos mais pedidos nos restaurantes de culinária japonesa. Os demais pratos, chamam a atenção por serem exóticos, pela variedade de cores e sabores e pela beleza e harmonia dos combinados.

Há algumas décadas, quem poderia imaginar que comer peixe cru poderia virar moda e cair no gosto popular? Para se ter uma ideia, a culinária japonesa é um dos pratos mais populares e procurados no Brasil. No estado de São Paulo, estima-se que mais de mil casas oferecem pratos da culinária japonesa.

Em Foz do Iguaçu não é diferente. É só andar por alguns minutos no centro da cidade, que é possível encontrar diversos restaurantes voltados para culinária japonesa. Dentre os mais conhecidos e procurados, destacam-se alguns nomes, como: Club Maki, Taj Bar, Laos Lounge Bar, Sushi Hokkai, Miyako Restaurante Japonês, Sushi Gold, Saty Culinária Japonesa e Restaurante Hamatsu.

Os pratos tradicionais japoneses são preparados à base de arroz, sopa de misso (pasta de soja), peixe e acompanhados de picles. Já os temperos mais comuns são o shoyu que nada mais é que molho de soja, tem também o wasabi que é uma raiz forte com coloração verde, o karashi (mostarda), mirim e sake (bebida alcoólica à base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

Confira a lista dos pratos da culinária japonesa mais pedidos entre os brasileiros:

Sashimi: Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus.

Sashimi

Sushi: É feito com uma pequena tira de arroz compactada avinagrada, que cobre um pedaço de peixe cru ou outros ingredientes, que são enrolados por uma tira de nori, que são folhas de algas marinhas.

Sushi

Hossomaki: Tem formato de cilindro, recheado com arroz, salmão e cream cheese.

hossomaki certo

Uramaki: Sushi enrolado ao contrário. O arroz fica por fora e geralmente pode ter mais de um ingrediente nos recheios, como o philadélfia (cream cheese e tiras de salmão) e o califórnia (kani-kama, pepino e manga, ou abacate).

Uramaki

Temaki: Sushi enrolado à mão. Tem o formato de cone e recebe recheios diversos, como peixes, crustáceos, legumes e frutas.

Temaki

Niguiri: Consiste em um bolinho de arroz prensado com uma fatia de salmão por cima.

Niguiri

Harumaki – Rolinho primavera: De massa fina e crocante, são uma excelente entrada para qualquer refeição e ainda podem ser servidos como aperitivo a qualquer hora do dia.

Rolinho primavera

Deixe uma resposta