O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

0
699

A Terapia Cognitivo Comportamental, conhecida como TCC, é uma abordagem da psicologia que tem sido muito difundida, buscada e tendo uma ótima aceitação. Dentro da TCC, existem muitas pesquisas e contribuições. Busca-se produzir conhecimentos clínicos cientificamente validados. Ela tem tido um grande desenvolvimento tanto no número de pessoas que a buscam quanto na sua capacidade de tratar de forma eficaz inúmeras questões, necessidades e transtornos. É uma abordagem dinâmica, focada e estruturada, que trabalha com objetividade e de forma breve. Aaron T. Beck é considerado “o pai” da TCC.  Ele percebeu, atendendo os pacientes com depressão, que havia um processamento cognitivo dessas pessoas, com uma visão muito pessimista de si mesmas, do mundo e do futuro. Através de muitos estudos sobre esses processos, desenvolveu o que chamamos de “modelo cognitivo”.

O modelo cognitivo propõe que os pensamentos que as pessoas têm ao longo do dia influenciam seu estado de humor e seu comportamento.

Na TCC, a participação do paciente é ativa para seu processo de mudança. Trabalhamos para mostrar o quanto ele é dono de sua própria vida e os recursos internos que ele mesmo tem e talvez não se dê conta, como também o auxiliamos a desenvolver recursos para sua evolução e sua capacidade de resolução de problemas. Ele escolhe o que deseja trabalhar e o que realmente lhe faz bem. Irá perceber a relação entre seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e reações físicas, bem como conhecer as crenças que desenvolveu ao longo da vida e que influenciam na sua percepção dos fatos. Podemos desenvolver habilidades específicas, mais saudáveis, de acordo com suas necessidades e dentro de sua realidade. Procuramos auxiliar o paciente a reconhecer e a modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais, transformando-os em outros mais racionais, realistas e eficazes. A TCC prepara o paciente para ser autossuficiente e utilizar o que aprende, em terapia, na sua vida. O paciente adquire ferramentas para desenvolver novas habilidades com seus próprios recursos. Quanto mais conhecemos e aprendemos, mais podemos ter um entendimento sobre nossa vida e a maneira como agimos, podendo assim fazer escolhas mais assertivas.

Stefânia Bueno
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
Coach pessoal e profissional

Deixe uma resposta