0
437

Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação, durante décadas de pesquisa, desenvolveu um conceito muito importante e transformador: MINDSET, ou seja, a atitude mental com que encaramos a vida, nossa mentalidade, nosso modelo mental.

Segundo o estudo, MINDSET  não é simplesmente um traço de personalidade. Muito do que você acredita ser da sua personalidade, na verdade é gerado pelo tipo de MINDSET  que você desenvolveu ao longo da vida. Na verdade, ele define nossa relação com o trabalho, com as pessoas, a forma como educamos nossos filhos e como alcançamos o sucesso.

Existem dois tipos de MINDSET:

MINDSET FIXO: as pessoas com MINDSET FIXO  acreditam que nasceram com uma cota de inteligência que não vai mudar. Essa crença dificulta o desenvolvimento,  a mudança e a aprendizagem. Este tipo de MINDSET  limita nossas realizações.  Por ter essa crença limitante, estas pessoas evitam desafios, experiências novas, com medo de parecerem menos inteligentes que as outras.  O medo do fracasso e das adversidades podem engessar estas pessoas. Preocupam-se com julgamentos, avaliações, rótulos, têm medo da rejeição. Acreditam que quem tem talento não faz esforço. Tendem a atribuir culpa aos outros, pois ter problemas ou dificuldades para eles é sinal de deficiências ou fraquezas. Precisam provar constantemente sua competência e é comum entrarem em competição com as pessoas. Todas essas questões podem gerar estados de  ansiedade, preocupação e pensamentos perturbadores. Temem o risco. Acreditam que algumas pessoas são superiores e outras inferiores. O sucesso consiste em provar que você é inteligente ou talentoso, se auto afirmar. O fracasso está em encontrar uma adversidade, como tirar nota baixa, perder um torneio, ser despedido do trabalho, receber um feedback, ser rejeitado, ou seja, isso quer dizer que essa pessoa não é inteligente e talentosa. O esforço neste MINDSET é encarado como  algo ruim.

Vou dar um exemplo prático. Você acredita que não aprende inglês, não nasceu com esse “dom”.  Evita fazer o curso pois vai ter dificuldades e as outras pessoas aprendem fácil. Quando resolve fazer o curso e surgem dúvidas, ou você erra a pronúncia, já fica desmotivado (a), nervoso (a), quer desistir, se compara com outras pessoas de uma forma injusta. Você está no MINDSET FIXO.

MINDSET DE CRESCIMENTO: as pessoas com esse tipo de MINDSET acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem e que o caminho do sucesso está no resultado do seu trabalho intenso e de  seu esforço.  São aprendizes. Para eles é possível mudar as qualidades. Estas pessoas estão abertas para aprender algo novo.  O fracasso é oportunidade para crescer. Neste mundo, o esforço é o que o torna mais inteligente e talentoso.  As aptidões podem ser cultivadas, as coisas podem ser aperfeiçoadas,  temos capacidade para crescer e mudar. Essas pessoas possuem um nível de satisfação maior na vida e têm mais facilidade de perdoar, deixar de lado a culpa e seguir adiante. Possuem habilidades  sociais mais desenvolvidas. Focam mais no processo, na aprendizagem. Gostam de desafios. Acreditam que temos escolhas.

Um exemplo prático: você está recebendo feedback sobre sua atuação como líder. Existem pontos que precisa melhorar. Nesse feedback foi colocada a necessidade de você ter mais empatia com a equipe, melhorar sua comunicação, ser menos centralizador (a). Você decide então fazer terapia para desenvolver essas habilidades e melhorar sua liderança, pois você acredita que pode evoluir. Você está no MINDSET DE CRESCIMENTO.

É importante salientar que em cada campo de nossa vida podemos ter diferentes MINDSETS. Por exemplo, posso ter um MINDSET FIXO no trabalho e de  CRESCIMENTO nos estudos. A boa notícia é que você pode modificá-los.  Isso mesmo, a  partir do momento que você entende e toma consciência do que é, você pode começar a exercitar o seu  raciocínio e ações de forma diferente.  Entenderam a importância disso? Imaginem os líderes,  os pais, os professores com MINDSET DE CRESCIMENTO, ou entendendo desse assunto e estimulando as pessoas para desenvolverem esse tipo de MINDSET. Faz uma enorme diferença, concordam?

Agora que você já sabe o que é MINDSET, qual deles você vai escolher para sua vida?

 

Stefânia Bueno
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
Coach pessoal e profissional

Contato: (45) 99917-6378 – (45) 3028-3275
E-mail: stefania.psicologia@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/psicologastefania
Blog: www.psicologastefania.wordpress.com
Instagran: stefaniabueno_psicologa_coach

Deixe uma resposta