Leitos para pacientes com dengue são reativados no Hospital Municipal

0
424

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu reativou na sexta-feira (05) a ala exclusiva para pacientes que apresentam sintomas de dengue no município, possibilitando assim, um atendimento especializado, com mais agilidade na realização dos exames e hidratação do paciente.

O local conta com equipamentos novos, mobília, 20 leitos com cama e 10 poltronas. Os leitos devem atender a demanda vinda da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e do Pronto Atendimento – PA Morumbi.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas que apresentem os sintomas da doença procurem primeiramente suas Unidades Básicas de Saúde- UBS, colocando em prática o protocolo definido no município para atendimento das vítimas do mosquito Aedes aegypti.

Para se ter uma ideia, no início deste ano, foram notificados 1184 casos de dengue, onde 393 foram confirmados. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu decretou situação de epidemia de dengue, após a confirmação de 280 casos da doença para cada 100 mil habitantes. Ainda segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado neste mês de janeiro, a cidade apresentou 7% de infestação, quando o aceitável é de 1%.

Para combater o mosquito Aedes aegypti e diminuir o número de casos de dengue na cidade, o município aderiu à campanha nacional “Dia D”, do Ministério da Saúde, que começou na última quinta-feira, 04. As Forças Armadas devem apoiar as ações em 356 cidades, juntamente com 220 mil militares.

Para intensificar ainda mais as ações de combate à dengue, um grande mutirão de limpeza deve ocorrer depois do Carnaval, contando com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e de todas as secretarias municipais com a colaboração dos presidentes de bairros.

Deixe uma resposta