INSCRIÇÕES PARA O TRILHA JOVEM ATRAEM 300 CANDIDATOS

0
529

“Palestra de apresentação do projeto que capacita jovens ao mercado de trabalho abriu o processo seletivo para 100 vagas, que para muitos será a primeira oportunidade de uma capacitação profissional”

No último sábado (25), no Hotel Golden Tulip Internacional, aconteceu a palestra de esclarecimento do Projeto Trilha Jovem Iguassu, que tem como objetivo a inserção do mercado de trabalho de jovens que se encontram em vulnerabilidade social de 16 a 24 anos.

Cerca de 300 jovens marcaram presença no encontro de apresentação para disputar 100 vagas para a formação que tem duração de aproximadamente 4 meses.

Para os adolescentes que estiveram presentes o Trilha Jovem Iguassu será uma ótima chance para chegar com diferencial e mais qualificado ao mercado de trabalho, “minha expectativa é grande, é uma oportunidade única. Gostaria muito de me especializar na área de alimentos e bebidas”, comenta o estudante Pedro Teixeira, do Colégio Almirante Tamandaré.

“Quando o jovem inicia o projeto, ele entra com uma postura tímida e desmotivada. Durante a formação percebemos a transformação desse jovem, ele vai para o mercado de trabalho mais motivado, com auto estima e protagonista de seu desenvolvimento pessoal e profissional”, conta Patrícia Menezes Dutra Coordenadora Geral do Projeto Trilha Jovem Iguassu. Essa mudança positiva é resultado da metodologia aplicada e dos objetivos alcançados.

A Coordenadora Pedagógica do Projeto, Cristhiany da Silva Andrade, explica que além das aulas em sala, também existem atividades diferenciadas que alia teoria a prática e a vivência profissional, “as aulas ministradas são apenas uma parte, além disso, nos fins de semana os alunos realizam visitas técnicas nos principais pontos turísticos e hotéis da cidade com a finalidade de entender melhor como é o trabalho e atendimento ao turista. Eles também tem a oportunidade de exercer a vivência profissional em empresas parceiras onde será acompanhado para que conquiste a inserção no mercado de trabalho”.

“Além desse curso, também quero no futuro fazer um curso de ensino superior na área de turismo, pois me identifiquei muito. É uma oportunidade incrível”, comenta José Ferreira Neto de 16 anos, participante da edição 2014 do Trilha Jovem Iguassu. Já para Kenya Daltoé, de 17 anos, estar inserida no projeto era algo que ela não esperava e agora quer se qualificar na área de atendimento, “eu realmente não esperava, fiz a inscrição porque vi no colégio e fui passando as etapas. Posso dizer que é a melhor coisa que fiz. No futuro planejo continuar crescendo cada vez mais profissionalmente, não quero parar de estudar”.

A primeira etapa é a pré-seleção de candidatos através da ficha de inscrição. As próximas etapas são a realização de dinâmica, aplicação de testes e a entrevista individual, que fará a seleção final dos jovens participantes da edição 2015 do Projeto Trilha Jovem Iguassu.

O Trilha Jovem formará 120 jovens este ano

Já existe uma turma em formação que participa das aulas no Parque Tecnológico Itaipu – PTI, no contra turno escolar com 4 horas de aulas e com uma metodologia diferenciada, que ensina de forma dinâmica, com aulas em laboratório e áreas de Alimentos e Bebidas, Meios de Hospedagem e Atendimento ao Turista. Para participar do projeto os jovens recebem vale transporte diário, lanche, uniforme e material.

 

Imprensa Polo Iguassu

 

 

Deixe uma resposta