Hackathon do Sistema terá dez oficinas de Insights gratuitas

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Mini-cursos para competidores e visitantes serão ministrados por mentores da maratona de inovação, que acorrerá nesse fim de semana em Maringá. Mais de 60 profissionais terão 30 horas para criar soluções tecnológicas para os processos fiscalizatórios do Crea-PR

Será realizado nesse sábado (17) e domingo (18) o 1º Hackathon de Fiscalização do Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná), o Hackathon do Sistema. Mais de 60 estudantes, profissionais e empresas já se inscreveram para maratona de inovação, que terá a duração de 30 horas ininterruptas. A competição é organizada pela Aprogeo-PR (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná), que conta com a parceria da Unicesumar. Uma das novidades do Hackathon, é a realização de dez oficinas de Insights gratuitas para competidores e visitantes, que serão ministradas por mentores da competição, como Google Partners (parceiros certificados pela Google). As inscrições para os mini-cursos encerram nessa sexta-feira (16) e devem ser feitas pelo link bit.ly/InscricoesEventosCreaPR. Também haverá um webinar nessa quinta-feira (15) sobre a maratona pela revista Mundo Geo, parceira do evento.

Com o tema: “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”, a competição surgiu da busca por processos mais ágeis e soluções inovadoras com foco na elevação da produtividade e segurança da população.As três melhores ideias serão premiadas com R$ 9,5 mil (1º lugar R$ 5 mil; 2º lugar com R$ 3 mil e 3º lugar com R$ 1.500 mil). O Hackathon do Sistema, primeiro promovido pelo sistema Confea/Crea em todo o país, também marca os 85 anos do Crea-PR, celebrado em 11 de junho. A ideia vai transformar Maringá em um centro de inovação para as engenharias, agronomia e geociências no fim de semana.

Do total de inscritos, há equipes de Maringá e também de outras regiões do estado. Os competidores têm entre 18 e 50 anos. Todos serão assessorados por especialistas nos temas inovação, empreendedorismo e “fiscalização do Crea-PR”. Os projetos devem apresentar soluções com uso de tecnologias como: inteligência artificial, automação, processo eletrônico, plataformas transacionais, robôs de automação, internet das coisas, trabalho colaborativo, big data, realidades virtual e aumentada. Os projetos concluídos serão avaliados por uma comissão julgadora, de acordo com critérios de criatividade, originalidade, impacto social, escalabilidade, replicabilidade, qualidade técnica e da documentação e possibilidade de implementação.

Segundo o presidente da Aprogeo-PR, Jorge Campelo, a maratona não será simples. Os inscritos terão que identificar e sistematizar dois problemas, antes de criar as soluções finais da maratona. “O tema macro é fiscalização, mas somente no dia os inscritos irão receber os eixos temáticos que deverão ser trabalhados no Hackathon”.

Para o Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, a maratona possibilitará um avanço  muito importante nos trabalhos do Crea-PR. “A fiscalização é a atividade fim do Conselho. A medida que nós apresentamos as nossas principais dificuldades na atividade e exploramos a busca de soluções com visões externas ao órgão, nós conseguimos inovar de forma disruptiva”, destaca.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha Oliveira, lembra que como o Conselho cobra inovação dos órgãos públicos, também tem que dar exemplo. “Temos várias outras iniciativas neste sentido. Cito uma delas: desde 2018, todos os processos do Conselho são digitalizados, assim eu despacho documentos de qualquer lugar do Estado. Além da agilidade, a medida também trouxe economia de papel e impressão”, destaca.

No primeiro semestre de 2019, foram mais de 16.300 fiscalizações realizadas pelo Departamento de Fiscalização do Crea-PR (DEFIS) em obras e serviços envolvendo profissionais e empresas do Paraná. Os dados são das regionais do órgão em Maringá (3.950), Curitiba (2.736), Londrina (2.168), Cascavel (1.839), Apucarana (1.337), Guarapuava (1.744), Ponta Grossa (1.327) e Pato Branco (1298).

 

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE INSIGHTS
Sábado (17)
 

10h

 

Identificando Problemas: como fazer, com foco e prioridade

 

10h

 

Fiscalização sob a ótica do Crea

 

14h

 

Design Thinking: conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções

 

14h

 

Importância da fiscalização para a sociedade

 

19h

 

Design Sprint: Um sprint de projeto é um processo de cinco fases com restrição de tempo que utiliza o design thinking com o objetivo de reduzir o risco ao trazer um novo produto, serviço ou recurso para o mercado

 

19h

 

Transformando problemas em negócio: como enxergar e estruturar oportunidades

 

22h

 

Model Canvas: O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios

 

 

22h

 

O que faz o fiscal do Crea

Domingo (18)
 

08h30

Como desenvolver um Pitch: apresentação de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, contém apenas as informações essenciais e diferenciadas  

08h30

Apresentações de alto impacto: orientações objetivas de como fazer

 

Serviço
Data: 17 e 18 de agosto
Local: Bloco 7 da Unicesumar
Horário: 8h30 de sábado até as 12h30 de domingo
Informações gerais sobre o evento:
www.hackathondosistema.com.br
Inscrições para oficinas/mini-cursos:bit.ly/InscricoesEventosCreaPR

Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. A Regional Maringá contempla 112 municípios, conta com aproximadamente 9 mil profissionais habilitados e três mil empresas registradas. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Informações para a imprensa:
ascomcascavel@creapr.org.br
Geovana Diesel – (45) 9 8423-0811
Assessora de imprensa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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