Foz receberá em novembro Congresso Internacional sobre altas habilidades e superdotação.

0
485

(Foto: Divulgação / Reportagem: Renata Thomazi)

Foz do Iguaçu sediará no Golden Tulip Internacional, de 11 a 14 de novembro de 2014, um encontro internacional sobre Altas Habilidades e Superdotação. O encontro irá promover ao mesmo tempo três Congressos, o 10º Congresso Ibero-americano de Superdotação, Talento e Criatividade, o 6º Encontro Nacional do ConsBrasd, e o 2º Congresso Internacional sobre Habilidades/Superdotação.

O Conselho Brasileiro para Superdotação (ConbraSD) é uma organização não governamental sem fins lucrativos integrada por pessoas físicas e jurídicas de todos os estados brasileiros interessadas em contribuir com a defesa dos direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.

Pessoas superdotadas possuem um desempenho e desenvolvimento intelectual acima da média. Geralmente são identificadas ao entrarem na escola, e se destacam não pelo empenho ao estudo ou treinamento, é uma habilidade natural em assimilar o conhecimento.  Geralmente estes indivíduos tem alta capacidade em algumas matérias específicas. Crianças com estas características, por exemplo, devem frequentar escolas que auxiliem no desenvolvimento e na evolução saudável, evitando então possíveis e comuns traumas em superdotados como o medo da exclusão social, depressão, ansiedade, solidão, ou ainda dificuldades em se socializar e expressar sentimentos.

Ao contrário do que muitos pensam, a pessoa superdotada não é uma raridade, acredita-se que 5% de toda a população tenham altas habilidades, sejam de ambos os sexos e de todas as classes sociais.

O Encontro Nacional do ConBraSD é um evento bienal que visa promover o desenvolvimento científico da área, o atendimento educacional adequado e políticas públicas voltadas às necessidades especiais das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.

O Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação ocorre a cada 4 anos, também organizado pelo ConBraSD que promove o intercâmbio com profissionais da área de Altas Habilidades/Superdotação de diferentes países.

E o Congresso Ibero-americano de Superdotação, Talento e Criatividade é um evento que acontece a cada dois anos, organizado pela Federação Ibero-americana do World Council for  Gifted and Talented Children (Ficomundyt), que é um Organismo não Governamental (ONG) formado por membros de Associações Nacionais, Regionais, Universidades, Professores, Investigadores, Pais, etc., dos países de idiomas português e espanhol e daqueles com minorias dos idiomas mencionados. Está legalmente estabelecida de acordo com a regulamentação e legislação do Ministério do Interior de Espanha.

Para maiores informações acessar o site: http://conbrasd.org/wp ou entrar em contato pelo email: secretariaeventos@conbrasd.org

 

 

Deixe uma resposta