Foz prepara estrutura para receber Virada Cultural Paraná

0
613

As atividades serão realizadas na Praça da Bíblia, nos dias 15 e 16 de novembro, com agenda recheada de shows e artistas

Foz do Iguaçu se prepara para receber a Virada Cultural Paraná 2014. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, com uma agenda variada de atrações. A programação inclui shows de artistas nacionais, estaduais e municipais.

As atividades vão acontecer, nesta edição, na Praça da Bíblia, em um espaço popular preparado especialmente para receber o evento e organizado para atender o público com conforto e segurança. Na pré-virada, estão programados ainda teatro na praça, mostra de dança e uma campanha de trânsito educacional antes do evento oficial.

As atrações vão ocorrer simultaneamente em oito cidades do Paraná: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama. Nesta semana, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu divulgou a data e a programação oficial da Virada Cultural Paraná 2014.

Espaço apropriado – Em Foz, as atividades serão concentradas na Praça da Bíblia: no Teatro Barracão e no Centro de Convivência do Idoso. Segundo o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, o Cantor, a ideia é centralizar as atrações para facilitar o acesso e a presença do público.

“Uma avaliação da equipe Secretaria Estadual de Cultura (SEEC) apontou a Praça da Bíblia como um dos melhores espaços para o Palco Conexões, o principal do evento. No mesmo ambiente, há ainda uma conjunção dos dois espaços para atender ao público: Teatro Barracão e Centro de Convivência do Idoso”, disse o presidente.

O complexo está situado próximo a três grandes bairros da cidade: Morumbi, Campos do Iguaçu e Jardim São Paulo. A região reúne aproximadamente cem mil pessoas. O local é de fácil acesso pela Avenida República Argentina e tem concentrado, ao longo do ano, diversas atividades nos três ambientes: Praça da Bíblia, Teatro Barracão e Centro do Idoso.

Atrações – Dois grandes nomes do rock brasileiro estão confirmados na Virada Cultural em Foz do Iguaçu. No dia 15 (sábado), exatamente à meia-noite, na Praça da Bíblia, haverá o show do músico, compositor e ex-Titãs Arnaldo Antunes.

O roqueiro trará para a cidade velhos hits e também o espetáculo Dois Violões. Antes do show de Arnaldo Antunes, a programação do evento prevê apresentações de bandas locais, do Paraná e da irreverente Banda Denorex 80.

Ira! – No dia 16 (domingo), a atração principal será a banda Ira!, uma das mais tradicionais e renomadas do rock brasileiro. O show promete agitar a programação com o som marcante da guitarra de Edgar Scandurra e o imponente vocal de Nasi, que retornou ao grupo este ano, depois de um período afastado.

“Vamos ter grandes nomes de bandas nacionais e outros destaques regionais. A programação tem muita qualidade de artistas, shows e apresentações. O público e a população iguaçuense vão, certamente, aproveitar muito este momento cultural”, disse Arinha Rocha, diretora da Fundação Cultural.

Bandas de Foz – A Virada Cultural também reservou espaço para as bandas e artistas de Foz do Iguaçu. No sábado, dia 15, irão apresentar-se, na Praça da Bíblia, as bandas Marinalva e González.

O show do grupo Marinalva está marcado para as 18 horas. Já a banda González subirá ao palco logo em seguida, às 19h30. No domingo (16) será a vez do grupo Venialgo. A apresentação começará às 17 horas, também na Praça da Bíblia.

Semana de Arte-Educação – De 11 a 16 de novembro, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Dezenas de atividades foram programadas pelas cidades inclusas na Virada Cultural Paraná 2014, que deverão proporcionar reflexão e levantar questões sobre o tema.

Teatro de Bonecos – O destaque este ano é o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentar adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito.

O projeto é realizado pela Cia. dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes, e ocorre em etapas. Oficinas de manipulação de bonecos, interpretação, confecção de bonecos, adereços e cenários estão sendo realizadas em cada uma das cidades-sede.

Pré-Virada – As atrações da Semana de Arte-Educação fazem parte da pré-Virada Cultural Paraná 2014. A agenda completa de atividades, em Foz do Iguaçu, será divulgada na próxima semana.

Realização – A Virada Cultural Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Detran-PR, e conta com o apoio do Sesi-PR, Sesc-PR, Sanepar, É-Paraná e Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural.

Serviço
Virada Cultural Paraná 2014

Foz do Iguaçu
Data: 15 e 16 de novembro
Local: Praça da Bíblia

https://www.facebook.com/ViradaParana

Assessoria em Foz do Iguaçu

Grampo Comunicação

Pedro Lichtnow

(45)  3028-5304 e 9846-3492 

 

 

Deixe uma resposta