Foz do Iguaçu se mobiliza para ‘Hora H’ de combate à dengue

0
431

A Secretaria Municipal da Saúde promove no próximo sábado, 6, a campanha Hora H, de combate ao Aedes aegypti. A iniciativa pretende estimular todos os moradores a dedicar 10 minutos de seu tempo para fiscalizar suas próprias residências ou empresas, eliminando recipientes que acumulem água e possam tornar-se criadouro do mosquito da dengue, zika e chikungunya.

A ação está marcada para às 10h. A Campanha Hora H ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do Paraná, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e sociedade civil organizada.

Em Foz, já a partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a prefeitura inicia a divulgação, convocando a população a proteger suas famílias e comunidades.

A campanha Hora H é a primeira de uma série de mobilizações que estão previstas no município. Depois da folia de Carnaval, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende realizar o primeiro grande mutirão do ano, envolvendo os Agentes de Controle de Endemias (ACEs), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e o Exército. Entre as ações, estão previstas visitas domiciliares, recolhimento de entulhos e aplicação de inseticida por meio do fumacê.

O último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde mostra que em Foz já foram notificados esse ano 1.184 casos de dengue. Em 393 pacientes, a doença foi confirmada, sendo que 105 são de outros municípios ou países.

Deixe uma resposta