Formação de preço de venda é tema de workshop do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu

0
1028

Capacitação será nos dias 21 e 22 de março, das 19h às 23h, no escritório da entidade no município

Chega o fim do mês e o empresário percebe que as contas “não bateram” e o saldo do negócio ficou negativo. O que houve de errado? A simples formação do preço pode ser a barreira entre o lucro e o prejuízo no fechamento do caixa.

O consultor do Sebrae, Júlio César Andrade, comenta que muitos empresários acabam “esquecendo” de levar em consideração algumas variáveis na hora de colocar o preço na etiqueta do produto. “No caso de uma confeitaria, por exemplo, o preço do bolo não pode ser somente a soma da farinha, açúcar, ovos e etc. É preciso precificar o que se gasta em energia elétrica, gás, aluguel, entre outros, e, até mesmo, valorizar o tempo de trabalho de quem o produz”, explica.

O workshop que acontece nos dias 21 e 22 de março, das 19h às 23h, no escritório do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, tem como objetivo sensibilizar o participante sobre a importância de formar o preço de venda e instruí-lo a fazê-lo na prática. “A ideia é que o participante conheça o que levar em conta na hora da composição do preço e que isto vai fazer toda a diferença na lucratividade do negócio”, observa o consultor.

Precificar produtos e serviços não é tarefa fácil e não pode ser executada com “achismos”, alerta Júlio César. “O preço também é fator que impulsiona a competitividade. Deste modo, além de ser composto por cálculos de custos, também deve ser observado o mercado, a concorrência. Variáveis internas e externas impactam na formação do preço de venda e é preciso ser estratégico neste momento”, orienta.

No primeiro encontro, que acontece nesta segunda-feira, serão repassados os conceitos e metodologias para a precificação. Já no dia seguinte, serão quatro horas de simulação para que os participantes possam colocar o aprendizado em prática. A dinâmica é conhecida como “Jogo de Empresas”, na qual os participantes praticam a formação de preços em setores diferentes, comparando mercados e analisando cenários.

Mais informações sobre o workshop “Pratique Preço de Venda” podem ser solicitadas diretamente no Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, que fica na Rua das Guianas, no 151, no Jardim América, ou por meio do telefone (45) 3521-5300.

Deixe uma resposta