FIQUE POR DENTRO DA ROTINA DE UM CEO

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Você tem curiosidade de saber como é a rotina de quem chegou ao topo no mundo corporativo?

Não é repleto de glamour como muitos fantasiam. Mas, por onde ando, muitas pessoas me perguntam como é o meu dia a dia, quais as atribuições do meu cargo e as responsabilidades.

Pois então resolvi descrever como é a rotina de CEO (Chief Executive Officer), ou seja, do presidente de uma companhia, e esta envolve muita interação e poucas horas “gastas” de forma solitária.

Aqui deixo a vocês alguns insights da minha rotina hoteleira.

QUANTO TEMPO UM CEO TRABALHA

No caso da hotelaria, trabalho em média 10 a 12 horas por dia, mas esse tempo é maior porque é preciso considerar os finais de semana, que consomem em média 80% do tempo “pensando estrategicamente” no negócio. Isso se aplica em suas folgas e férias, pois como CEO continuo respondendo pelo negócio mesmo na ausência física.

TEMPO LIVRE

Para começar, durmo em média 4 horas por noite (situação pessoal de insônia) , faço exercícios regulares para me ajudar a sustentar a intensidade e as responsabilidades do meu trabalho.

O que digo a vocês é que os CEOs precisam treinar em ritmo semelhante a de um “atleta de elite”. Isso é alocar parte do meu tempo para a minha saúde física e inclusive mental.

Direcione o tempo que você conseguir aos seus e às pessoas que você considera importante na sua vida pessoal. Além disso, dê atenção a outros hobbies de forma pessoal e individual, como leituras, escrever, jornais, entre outros.

A FUNÇÃO DO EXERCÍCIO PARA AREJAR A MENTE

Diariamente costumo fazer corridas dentro da própria empresa num trajeto mínimo de 5 a 6 quilômetros por dia, acordando sempre muito cedo. Mesclo academia duas vezes por semana para trabalhar mais do que a resistência física, a resistência mental.

Tudo o que você faz continuamente torna-se um hábito, o ponto mais próximo da excelência. Ao fazer repetidas vezes a mesma coisa você encontra maneiras melhores de executá-las.

O exercício físico te leva e enxergar a sua própria rotina profissional, como se manter motivado dia a dia para cumpri-lo como se manter motivado dia a dia para superar seu maior desafio, que é você mesmo, seu cansaço, seu esgotamento.

MISSÃO DIANTE DE TANTAS RESPONSABILIDADES NA COMPANHIA

Acredito que principalmente envolva as minhas interações presenciais com meus diretores, gestores em geral, além de visualizar pessoalmente como andam as operações hoteleiras, e-mails, fone, comunicação com a empresa em geral.

CEO E OS IMPREVISTOS

Num ambiente hoteleiro, ocorrem muitas situações em que se desgasta de forma reativa, lidando com questões que se desenrolam durante o próprio dia de forma interna e externa.

De tempos em tempos é muito comum na minha visão que os CEOs tenham que enfrentar ou passar por crises, sejam elas de todas as formas na empresa.

TEMPO GASTO NA ORGANIZAÇÃO

Mais da metade do meu tempo é investido em ouvir as pessoas, ou seja, em especial aos executivos que se reportam diretamente a mim, como funcionários diretos, além de outras situações não previstas.

EQUIPE, DELEGAÇÃO E REUNIÕES

Considero positivo a ação de delegar. Os CEOs devem evitar fazer tudo por si só. CEOs eficientes implementam estruturas e projetos bem elaborados que ajudam a todos na organização a conduzir com segurança as tomadas de decisões.

Nosso papel é informar, apoiar e integrar as equipes em prol dos projetos e ações em geral. Construir capacidade pensante da empresa.

TEMPO A SÓS NA GESTÃO

Eu diria que em média 30% do meu tempo realizo trabalho individual, estudando, analisando, refletindo sobre toda a companhia, projetos, ações, demandas, etc.

REUNIÕES

Estar CEO de um grande complexo hoteleiro demanda um fluxo interminável de reuniões e cada uma delas é totalmente diferente da anterior. Embora faça parte da minha rotina de trabalho, indico aos executivos, líderes, gestores e CEOs para que sejam criteriosos com as reuniões das quais participam.

Tempo é dinheiro – façam reuniões mais curtas e eficientes. Aliás, escrevi um artigo em que pergunto se você sabe conduzir uma reunião produtiva.

PARA CONCLUIR

Acima de tudo que já mencionei, é preciso ter propósito, paixão pela área onde você atua, seja na hoteleira ou qualquer outra. Isso é que fará a diferença na sua vida, no seu compromisso do dia a dia com as pessoas, sejam colegas, subordinados, superiores.

Ter gratidão ao que se tem abre espaço para muitas outras conquistas na sua vida. Vai por mim!

@NilsonBernalHotelier
Diretor-presidente do Complexo Jurema Águas Quentes. Atuando na Indústria Hoteleira há mais de 20 anos em companhias como Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels. Embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019.

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