Festival Cultural Poetas Brasileiros envolverá alunos da rede municipal

0
602

Estudantes vão apresentar espetáculos de dança, teatro, música e poesia durante quatro dias da 11ª Feira Internacional do Livro

As escolas municipais e os centros municipais de educação infantil (CMEIs) de também terão espaço na programação da 11ª Feira Internacional do Livro, que será realizada entre 4 e 13 de setembro na Praça das Nações (Mitre).

Durante quatro dias, de 9 a 12, os estudantes desses estabelecimentos irão participar do Festival Cultural Poetas Brasileiros, o qual compreenderá uma série de exibições artísticas de dança, música, poesia e teatro. A proposta é reconhecer os talentos locais, valorizar a cultura brasileira e propiciar o contato das crianças com as obras de diferentes poetas nacionais.

Escola de Atores & Cia - Foto Marcos Labanca (4)
Foto da 10ª Feira Internacional do Livro de 2014

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Cultural, e visa também à difusão da arte como meio de expressão, bem como à integração de alunos e professores da rede de ensino.

Além de poder mostrar as manifestações artísticas preparadas para o evento, os estudantes concorrerão a prêmios. Os primeiros colocados em cada modalidade terão direito a fazer um passeio com sua turma, em local ainda a ser definido. Os professores dos premiados ganharão um telefone celular. E as instituições que representam receberão tablets. Mas para valorizar os demais, haverá medalhas a todos os participantes.

Distribuição de vales-livros

Como forma de incentivar a leitura e fazer da feira uma oportunidade de passeio em família, a Secretaria da Educação distribuirá 24 mil vales-livros para os estudantes e 1.800 para os professores do município.

Todos os integrantes do corpo docente e discente das 51 escolas e 34 CMEIs da cidade terão direito a um exemplar, a ser distribuído no estande da secretaria. A empresa que ganhou a concorrência para fornecer as obras é o Sebo Cultural, de Foz do Iguaçu.

De acordo com a coordenadora de Projetos e Eventos da secretaria, Joyce Mara Santos da Paz, cerca de 50 funcionários farão um revezamento, em três turnos, ao longo dos dez dias do evento. “Nossa expectativa é que o movimento para retirar o vale aumente 50% este ano. No passado, o aumento foi de 35% em relação a 2013”, contou.

Intitulado “Jardim da Leitura”, o espaço da Secretaria Municipal da Educação estará decorado com figuras alusivas à natureza, como árvores, flores, pássaros e insetos, feitos em EVA, garrafas pet, jornais, revistas, entre outros materiais.

11ª Feira Internacional do Livro

Data: de 4 a 13 de setembro
Local: Praça das Nações (Mitre)
www.feiradolivrofoz.com.br
Entrada franca

Fotos: Marcos Labanca

Assessoria de Imprensa
Thays Petters: (45) 9926-2059
Pedro Lichtnow: (41) 9889-2692
Douglas Furiatti: (41) 8400-3787

Deixe uma resposta