Feira do Livro vai homenagear o poeta gaúcho Mário Quintana

0
645

Programação diversificada atenderá todos os públicos entre 4 e 13 de setembro

A 11ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começará no próximo dia 4 de setembro na Praça das Nações (Mitre), no centro da cidade. Durante dez dias, moradores e turistas terão a oportunidade de adquirir livros a preços acessíveis e ainda participar de uma extensa programação cultural, que inclui shows com artistas locais e de renome nacional, palestras, debates, lançamentos de livros, saraus, espetáculos teatrais, apresentações de dança, oficinas e mostra de cinema.

Este ano, o evento vai homenagear o poeta, tradutor e jornalista gaúcho Mário Quintana. Por isso, todos os dias, o público poderá assistir a recitais, peças de teatro, apresentações de música e dança baseadas nas obras do escritor.

“Dois amigos de Mário Quintana do Rio Grande do Sul – o jornalista Tabajaras Ruas e a fotógrafa e jornalista Dulce Helfer – estarão na feira para um bate-papo com os visitantes sobre a vida e obra do poeta”, adiantou a diretora de Cultura da Fundação Cultural, Arinha Rocha.

Estrutura

A exemplo dos anos anteriores, a feira ocupará a praça e a área externa do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. Serão 63 estandes – o dobro do ano passado –, além da Arena Literária, onde acontecerão os shows e palestras com escritores; o Espaço das Letras, para oficinas, mostras, debates e lançamentos de livros; Arena das Letrinhas, voltada ao público infantil; e o Espaço Gourmet, uma das novidades deste ano.

Nesse espaço, chefes de cozinha e alunos do curso de Gastronomia do Senac irão elaborar pratos inspirados na cultura de diversos escritores, entre eles o homenageado Mário Quintana.

Atrações

A abertura oficial da feira acontece no dia 4 de setembro, às 19 horas. As 20h30 o cantor Chico César apresenta “Estado de Poesia”, um show que une a riqueza dos ritmos brasileiros à sonoridade universal. Entre os destaques desta edição está à escritora e jornalista Thalita Rebouças, autora de 18 livros direcionados ao público adolescente; o jornalista e apresentador do Domingo Espetacular da Rede Record, Paulo Henrique Amorim; o humorista e escritor Reinaldo Figueiredo (ex-Casseta e Planeta), os escritores mineiros Jorge Fernando (este falará sobre a vida do músico e compositor Geraldo Vandré) e Luis Ruffato, além do autor mexicano Juan Pablo Villa Lobos.

A feira também será palco para o lançamento de pelo menos 40 livros de autores locais. No ano passado, mais de 120 mil pessoas passaram pelo evento durante os dez dias. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

Deixe uma resposta