Feira do Livro trará músico Chico César na abertura

0
610

Evento começará na próxima sexta-feira, com mais de 60 atrações, na “Praça do Mitre”

A 11ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu trará o cantor e compositor Chico César como a grande atração do evento. A apresentação do músico será na próxima sexta-feira (4) na Praça das Nações (Mitre). Chico subirá ao palco logo após a solenidade de abertura, prevista para as 19 horas. O cantor promoverá o show intitulado “Estado de Poesia”, com temática que aborda o amor, os preconceitos e uma verdadeira denúncia aos problemas sociais do Brasil.

Além do músico, a feira trará um mosaico de atrações até o dia 13 de setembro. Divulgada numa solenidade organizada na manhã desta sexta-feira (28) pela Fundação Cultural, a agenda de atividades contempla 16 atrações nacionais e 40 locais, entre escritores, músicos, poetas, dramaturgos, roteiristas e cineastas.

A escritora e jornalista Thalita Rebouças, autora de 18 livros direcionados ao público adolescente, será um dos destaques do evento. O jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim também fará parte do evento cultural, além do humorista e escritor Reinaldo Figueiredo (ex-Casseta e Planeta).

Mais atrações – Chama atenção na programação ainda a escritora e roteirista Sonia Rodrigues (filha de Nelson Rodrigues); a socióloga e escritora Silvia Viana; o romancista Raphael Dracon; o poeta Sergio Vaz; o escritor mexicano Juan Pablo Villa Lobos; o escritor mineiro Jorge Fernando (que falará sobre a vida do músico e compositor Geraldo Vandré); e o romancista Luiz Ruffato.

“A feira é do povo e se preocupa em promover a pluralidade de temas que atendam todos os gostos e incentivem a cultura em meio à comunidade”, disse Adailton Avelino, o Cantor, diretor-presidente da Fundação Cultural.

“Pensamos na diversidade de temas para atrair os mais variados públicos. Neste ano, em especial, temos várias atrações para os jovens, como a Thalita Rebouças e o Raphael Dracon”, ressaltou Arinha Rocha, diretora de Cultura da autarquia.

Autores locais – Além dos autores de renome nacional, a feira será palco para o lançamento de pelo menos 40 livros de autores locais. “Este ano, teremos o Espaço das Ideias, um local específico para o lançamento dos escritores locais”, afirmou a diretora.

Homenagem – Em 2015, o evento vai homenagear o poeta gaúcho Mário Quintana. Na programação, todos os dias, o público poderá assistir a recitais, peças de teatro e apresentações de música e dança baseadas nas obras do escritor.

O jornalista Tabajaras Ruas e a fotógrafa e jornalista Dulce Helfer – amigos do poeta – estarão na feira no dia 12 (sábado) para um bate-papo com os visitantes sobre a vida e obra do poeta.

Alunos de escolas e centros de educação infantil também vão homenagear Mário Quintana e outros escritores durante o 1º Festival Cultural Poetas Brasileiros, de 9 a 12 de setembro na Arena Literária.

Espaço Gourmet – A Feira do Livro trará ainda como uma das principais novidades o Espaço Gourmet. No ambiente, chefes de cozinha e alunos do curso de Gastronomia do Senac vão preparar pratos temáticos, inspirados na cultura de inúmeros autores.

“Os pratos serão oferecidos a cem pessoas escolhidas na hora. Junto com a degustação, o público acompanhará um sarau de poesias”, explicou Arinha. O Espaço Gourmet funcionará de terça (8) a sábado (12) e vai homenagear ainda a escritora Clarice Lispector, o poeta argentino Jorge Luiz Borges e o jornalista Domingos Pelegrini.

Livreiros – A feira ocupará a praça e a área externa do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. No total, serão 63 estandes – o dobro do ano passado –, com a presença de livreiros, sebos e editoras. O evento terá ainda a composição da Arena Literária, espaço onde acontecerão os shows e palestras com escritores; o Espaço das Ideias, para oficinas, mostras, debates e lançamentos de livros; Arena das Letrinhas, voltada ao público infantil; e o Espaço Gourmet.

“Éramos 12 livreiros quando começou e agora estamos com mais de 60. Além de dar um bom retorno financeiro, a feira é um lugar de diversidade e conhecimento”, disse a empresária Nharrime Adbon Musser.

Ernani Brito, coordenador do Núcleo dos Livreiros e Sebos da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), destacou ainda o processo evolutivo do evento. “Este ano, a feira está melhor ainda, com mais atrações de maior qualidade. Nós, os livreiros, estamos muito animados e com expectativa superpositiva”, salientou.

Assessoria de Imprensa

11ª Feira Internacional do Livro

Mais informações:

Thays Petters: (45) 9926-2059

Pedro Lichtnow: (41) 9889-2692

Douglas Furiatti: (41) 8400-3787

 

 

Deixe uma resposta