Feira do Livro trará mostra, master class e filmes sobre cineasta Federico Fellini

0
651

Fragmentos e reproduções da obra do diretor italiano serão apresentados ao público pelo colecionador Antonio Cava, especialista em Fellini

“Sei de pessoas que julgaram artificial o 8¹/² de Fellini, essa obra-prima do barroquismo. Elas é que devem ser artificiais, porque nossa alma é assim como ali está…”, escreveu o poeta Mário Quintana, figura literária homenageada na 11ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, em referência ao clássico filme 8¹/², dirigido pelo premiado cineasta italiano Federico Fellini. Para Quintana, além de genial, o “cinema de Fellini significava pura poesia e magia”.

Durante a Feira do Livro de Foz, de 4 a 13 de setembro, na Praça das Nações (Mitre), no centro da cidade, fragmentos da obra do cineasta serão expostos para o público. Sob a curadoria do produtor cultural e escritor Antonio Cava, colecionador das obras de Fellini, a mostra – que já percorreu várias cidades do Brasil – trará para o evento diversas atrações inerentes ao trabalho e ao universo artístico do diretor italiano.

Personagem Gelsomina - Filme A Estrada Da Vida - Desenho de Federico Fellini

Filosofia artística – Serão expostas reproduções de desenhos e esboços de personagens dos filmes feitos pelo cineasta, banners, marionetes, além de cartazes de várias películas de Fellini, da Fundação Fellini de Rimini, na Itália.

“Toda a filosofia de trabalho de Fellini se apresentava, primeiramente, nos desenhos e na sua imaginação. Era uma espécie de story board dos filmes que ele produzia, através das figuras ilustrativas”, disse Antonio Cava.

Master class – A mostra Federico Fellini ganhará destaque no dia 10, às 14 horas, no Espaço das Letras. Antonio Cava vai ministrar, ao público, o master class “Encontro com Fellini”, com três horas de duração e intervalo de 15 minutos. Na palestra, ele falará sobre a história de Fellini, a filmografia completa do diretor, curiosidades dos bastidores e a vida pessoal do cineasta.

Fellini e Marcello Mastroianni em 8 e meio de 1963. Foto Secchiaroli

“Vou passar bastante conhecimento para o público, que, com certeza, receberá informações importantes e conhecerá um pouco mais da vida deste genial diretor”, disse Cava, completando ainda que “a mostra Fellini faz um link [conexão] direto com o escritor Mário Quintana, autor homenageado da Feira do Livro. Federico Fellini conseguiu trazer a poesia ao cinema. A poesia é, assim, a tradução do inconsciente e dos sonhos, algo referenciado pelas duas personalidades [Fellini e Quintana].

Debate de filmes – Na sequência da Feira do Livro, o público poderá assistir ainda a dois filmes produzidos pelo diretor: 8¹/² e Amacord. As obras serão debatidas pelo curador e responsável pela mostra, Antonio Cava. A película 8¹/² será apresentada no dia 11, às 20h30, na Arena das Letrinhas. Já Amacord será exibido no dia 12, às 20 horas, também na Arena das Letrinhas.

11ª Feira Internacional do Livro

Data: de 4 a 13 de setembro

Local: Praça das Nações (Mitre)

www.feiradolivrofoz.com.br

Entrada franca

Assessoria de Imprensa

Thays Petters: (45) 9926-2059

Pedro Lichtnow: (41) 9889-2692

Douglas Furiatti: (41) 8400-3787

Deixe uma resposta