Exploração do trabalho humano por Sebastião Salgado

0
1196

Apesar do paradoxo, 2014 é um ano impar para Foz do Iguaçu. E olha que as mais importantes comemorações da cidade também completam datas pares, ou seja, 100 anos de vida do nosso tão amado município e 40 anos da tão importante e essencial para muito do que Foz tem vivido, aniversário da ITAIPU Binacional.

Em comemoração a essas duas datas tão marcantes os iguaçuenses ganharam o presente, a cidade ganhou o presente, a exposição “Trabalhadores” de nada menos, o mineiro, este sim impar, no ano que completa 70 anos, também impar, Sebastião Salgado.

sebastiao-salgado-revista-vida-interessante-40A mostra, ao comando da curadora Leila Wanick Salgado acontece desde o dia 07 de junho no Ecomuseu da Itaipu. Durante a abertura, que contou com a presença do renomado fotógrafo, diga-se de passagem um dos principais fotógrafos da atualidade, foi lembrado que a exposição tem uma relação contextual com a realidade de Itaipu, pois representa uma grande oportunidade para homenagear 100 mil trabalhadores que tiveram grande responsabilidade com a construção da usina. Os números e nomes parecem estar se relacionando, ano que Foz do Iguaçu completa justamente 100 anos.

Instituto Terra
Foto: Folha do Estado

A exposição conta ao todo com 150 fotos, resultadas de uma série de reportagens que abordam sobre trabalho manual. As fotos foram tiradas na década de oitenta e gerou um livro publicado em 1993 , hoje esgotado nas livrarias brasileiras.

sebastiao-salgado-revista-vida-interessante-74Sem dúvida uma grande oportunidade que Foz do Iguaçu, região e turistas que estarão aqui neste período terá para conhecer um dos trabalhos desse ícone da fotografia mundial, cabe lembrar que oportunidades são únicas assim como o olhar do fotógrafo.

sebastiao-salgado-revista-vida-interessante-53Salgado foi rápido em seu click e você?

Deixe uma resposta