Ex-presidente do Uruguai ministra aula magna em Foz do Iguaçu

0
399

O senador e ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, ministrou ontem (15) uma aula magna de abertura do ano letivo da UNILA. O evento foi realizado no Cineteatro Barrageiros, com a temática “Integração e desafios de hoje na América Latina”. Mujica viajou para Foz do Iguaçu a convite da UNILA e da Itaipu Binacional.

Além de ministrar a aula magna, o político cumpriu uma agenda de atividades com a direção da Itaipu. Hoje (16), pela manhã, o ex-presidente fará um passeio na principal atração turística da região, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu. À tarde, ele se reunirá com autoridades e lideranças do Brasil, Paraguai e Argentina, para discutir o tema “Estratégias de Desenvolvimento Territorial Sustentável”. Mujica deve retornar ao Uruguai amanhã (17).

Pepe Mujica

José Alberto Mujica Cordano, popularmente conhecido como Pepe Mujica, foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Durante a presidência, rejeitou benefícios e recusou-se a viver no palácio presidencial. Fez um governo que colocou o Uruguai no mapa das nações progressistas. Reduziu a pobreza de 37% para 11%. Apoiou a legalização do aborto e da maconha e assinou a lei que garante o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Sua atuação política teve início nos anos 1960, quando integrou-se ao Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T). Durante a ditadura militar do Uruguai, passou quase 15 anos na prisão. Seu último período de detenção durou 13 anos, entre 1972 e 1985. Após o retorno à democracia, foi libertado e beneficiado pela lei que decretou anistia aos delitos políticos. Alguns anos após a abertura democrática, criou, com outras lideranças do MLN e partidos de esquerda, o Movimiento de Participación Popular (MPP), dentro da Frente Ampla. Desde então, atuou como deputado por Montevidéu (1994), senador (1999) e ministro da Agricultura (2005).

Deixe uma resposta