Evento do FNDE reúne gestores da região sul do Brasil em Foz

0
161

Palestras vão capacitar os educadores para a correta execução dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Começou hoje (23) e segue até amanhã (24) o FNDE Mais Brasil, o projeto do Governo Federal que leva palestras e atendimentos individualizados aos técnicos e gestores estaduais e municipais de educação. O evento, que acontece no Hotel Golden Park Internacional Foz, foi aberto com a presença do prefeito Chico Brasileiro; do vice prefeito Nilton Bobato; da secretária de educação Maria Justina da Silva e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Professor Carlos Alberto Decotelli.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Chico Brasileiro deu as boas vindas aos participantes e disse que Foz do Iguaçu tem uma das melhores estruturas do Brasil para receber eventos. “Esperamos que todos voltem a Foz e ajudem a divulgar a nossa cidade. Municípios precisam se unir dentro das suas potencialidades para construir um Brasil melhor”, disse. Foz do Iguaçu é a única cidade fora das capitais a receber o evento do governo federal. A última ação descentralizada do FNDE no Paraná foi em 2012 em Cascavel. “Esse evento fortalece a construção de um processo transformador, que é a educação. Somente com ela teremos um país melhor”, confirmou Brasileiro.

O presidente do FNDE, Professor Carlos Alberto Decotelli afirmou que o compromisso do governo federal é conhecer a realidade educacional para transformar os municípios. “Temos o compromisso de fazer com que a educação seja mais bem atualizada para os municípios. Brasília precisa ir até as cidades, ouvir os municípios e transformar o FNDE em uma grande sala de aula, onde todos tenham uma visão de construir um Brasil melhor”, enfatizou.

Programação
Até amanhã, gestores educacionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participarão das palestras, que terão como temas o monitoramento e execução de obras, transporte escolar, alimentação escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas.

Os gestores também receberão orientações quanto à operacionalização de módulos do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec), Sistema de Prestação de Contas (SiGPC) e Sistema para habilitação de Entidades (Habilita). Os inscritos também receberão atendimento individualizado para resolver problemas pontuais e sanar eventuais dúvidas.

Também receberão o evento as capitais: Recife (21 e 22 de maio); Belém (11 e 12 de junho); Belo Horizonte (16 e 17 de julho); Campo Grande (03 e 04 de setembro); Salvador (08 e 09 de outubro); Macapá (05 e 06 de novembro) e Rio de Janeiro (03 e 04 de dezembro).

Presenças
Participaram do evento o secretario de Assistência Social Elias de Souza oliveira; o secretário de Tecnologia da Informação Evandro Ferreira e o Procurador Geral do município Osli Machado.

Fonte: PMFI

Deixe uma resposta