ESPETÁCULO “NÃO VEJO MOSCOU DA JANELA DO MEU QUARTO” SERÁ EXIBIDO HOJE (8) NO CINETEATRO DOS BARRAGEIROS

0
108

Espetáculo gratuito sugere reflexão sobre delicado tema dos êxodos e relações humanas

Uma parceria entre Fundação Cultural, Circuito Cultural SESI  e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) traz à Foz do Iguaçu o espetáculo teatral “Não vejo Moscou da janela do meu quarto”, nesta quinta-feira (8 de agosto), às 20hs no Cineteatro dos Barrageiros. A entrada é franca.

No palco, os personagens Macha, Irina e Andrei vivem o cotidiano confinados em uma casa que, aos poucos, vai sendo invadida por algo ou alguém que não se revela. Em paralelo, anseiam por uma viagem a Moscou – cidade presente na memória afetiva deles e um lugar cada vez mais distante.

O processo de isolamento expõe as relações sensíveis que unem as personagens entre si com o passado e o “lá fora” obscuro – provocando um deslocamento da ação para um registro de irrealidade, humor e suspensão poética. Em cena, esse isolamento ocorre na medida em que atores e cenários percorrem o espaço do palco, de onde vão sendo gradualmente expulsos.

Um dos temas de destaque do espetáculo colocado em discussão é a questão dos imigrantes, de pessoas que são expulsas de seu lugar de origem e da tentativa de habitar dignamente um novo espaço. O grupo enfatiza que a peça busca promover a seguinte reflexão: “que forças nos movem a abandonar nossas raízes e que forças temos que mover para seguir construindo as relações que nos mantêm vivos?”.

“Não Vejo Moscou da Janela do Meu Quarto” recebeu o Prêmio Shell 2014 pela direção de Silvana Garcia e pela iluminação de Beto Bruel. Além de temporadas no Brasil, nos últimos anos o espetáculo tem circulado pela América Latina, tendo sido apresentado em importantes festivais no Peru e na Colômbia.

A inscrição deve ser feita pelo link:
https://webforms.pti.org.br/NaoVejoMoscou

Não é obrigatório, mas a organização sugere a doação de 1Kg de alimento, que poderá ser trocado pelo ingresso a partir de uma hora de antecedência ao espetáculo, no local.

Oficina
O grupo ainda ministra uma oficina gratuita de Demonstração de criação de espetáculo, dia 8, às 14h30, na sede da Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant,62) com 15 vagas. As inscrições podem ser feitas direto na Fundação ou pelo LINK.

Serviço
O que: Espetáculo Não vejo Moscou da janela do meu quarto
Quando: 8 de agosto
Horário: 20h
Classificação Indicativa: 16 anos.
Duração: 65 min
Local: PTI – Cineteatro Barrageiros. AV. Tancredo Neves, 6731.
Transporte: Ônibus saindo da Central de Credenciamento na Barreira a partir das 18h30.

Fonte: PMFI

Deixe uma resposta