Entrevista Dr. Bernard Rangé

3
1256

É com muito prazer que entrevisto o escritor, pesquisador e professor Dr.Bernard Rangé, por ocasião da Feira do Livro na cidade de Foz do Iguaçu-PR, em 06 de setembro de 2014, momentos antes de sua conferência sobre a pesquisa científica que realizou sobre o Transtorno do Pânico.

Prof.Rangé é ícone da Psicologia no Brasil, sendo um dos principais precursores da Terapia Cognitivo-Comportamental ( TCC ) no Brasil e talvez da América Latina. Pessoalmente, sinto-me honrada por entrevistá-lo, porque conheço seu trabalho há mais de 20 anos, quando fui sua aluna no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro na década de 90.

Por estímulo seu, me tornei membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), em 2002, quando retornei ao Sul. Anos mais tarde, na realidade, uma década mais tarde, descobri que fui a primeira inscrita da FBTC no estado do Paraná, representando Foz do Iguaçu. Lembro-me que na época quando citava o nome da TCC ninguém entendia. Comecei então fazendo trabalho voluntário em algumas escolas e universidades, divulgando um pouco a proposta da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Foi um trabalho lento, mas gradual, até chegar no que a TCC é hoje na cidade. Virou moda! Então, se você quer saber se o profissional faz parte da associação de especialistas desta abordagem, basta acessar o site, e descobrir se na sua cidade há algum psicólogo ou psiquiatra oficializado: http://www.fbtc.org.br

Terminada a minha especialização em TCC, fui convidada – juntamente com outros colegas – a participar da pesquisa do Protocolo do Transtorno do Pânico do programa de doutorado em TCC da UFRJ, coordenado e orientado pelo Prof.Dr. Bernard Rangé. O resultado desta pesquisa foi publicado no seu mais recente tratado Psicoterapias Cognitivo-comportamentais – Um Diálogo Com a Psiquiatria” (ArtMed, 2011):

É importante destacar que, além desta conferência, o Prof.Dr. Rangé fez a aula inaugural da primeira turma de pós-graduação e especialização, organizado pelo curso de Psicologia da Uniamérica (Prof. Nazaré), apoiado pela FBTC, através do Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas (IPTC).

 

Seus livros estão disponíveis no site: www.editoracognitiva.com.br

Currículo acadêmico do Prof.Dr. Bernard Rangé:  http://goo.gl/q00IGA

Fotos: Aurea Cunha

 

 

 

 

3 COMENTÁRIOS

  1. […] apontam variações preocupantes e elas, então, carregam os sintomas como se eles fossem normais. Bernard Rangé é um precursor dos estudos sobre a Ansiedade. Desde o seu primeiro paciente, diagnosticado […]

Deixe uma resposta